Anadia: Autarquia vai recuperar edifícios dos antigos Serviço de Luta Anti Tuberculosa de Anadia e de Sangalhos.

2021-08-27 11:26

Categoria: 

Concelho: 

Anadia garante a gestão dos edifícios dos antigos Serviço de Luta Anti Tuberculosa de Anadia e de Sangalhos.

Património do Estado que passa para a esfera autárquica.

A Câmara de Anadia aprovou a minuta de Acordo de Transferência de competências de gestão de património imobiliário público, a celebrar entre o Estado Português, através da Direção Geral do Tesouro e Finanças, e o Município de Anadia, que tem por objeto a transferência, para o Município, das competências de gestão sobre os edifícios dos antigos Serviço de Luta Anti Tuberculosa de Anadia e de Sangalhos, integrado no domínio privado do Estado.

Face ao avançado estado de degradação em que se encontram os imóveis, o Município irá proceder à sua recuperação, conservação e utilização, de forma a dotá-los das mínimas condições de utilização, permitindo assim a fruição pública destes espaços.

No antigo SLAT de Anadia será instalado o Posto de INEM que, atualmente, se encontra localizado no Anadia Sports Center.

Por sua vez, o edifício do antigo SLAT de Sangalhos será convertido num espaço dedicado ao associativismo e formação, prevendo-se também a colocação de uma caixa de Multibanco.

Recorde-se que o Município de Anadia deliberou, na sua reunião ordinária realizada a 20 de janeiro de 2021, propor a aceitação da transferência de competências no domínio da Gestão do património imobiliário público sem utilização, para a gestão destes dois edifícios, a qual foi agora homologada pela Ministra da Saúde e pelo Secretário de Estado do Tesouro.