Anadia: Autarquia investe três milhões em parque urbano.

2019-02-22 09:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Anadia assinou, no passado dia 21 de fevereiro, o contrato de empreitada do Parque Urbano de Anadia com o Consórcio ASF & Nível 20, responsável pela construção.

O Parque, que ficará localizado na entrada norte da Cidade, terá um custo de mais de três milhões duzentos e cinquenta mil euros e um prazo de execução de 18 meses.

O arranque das obras deverá acontecer no decorrer dos próximos meses, após a receção do visto do Tribunal de Contas.

Pretende valorizar urbanisticamente a entrada norte da cidade de Anadia, contempla uma vasta área arborizada e ajardinada, uma zona para a prática desportiva ao ar livre e edifício de apoio com sanitários, um parque infantil, uma praça central, um parque de merendas com cafetaria de apoio, um lago biológico, percursos para circulação pedonal e ciclovia, parque de estacionamento para automóveis e autocarros.

A intervenção propõe soluções sustentáveis e que privilegiam a economia local, incluindo um especial enfoque no uso eficiente da energia, gestão otimizada de equipamentos, consolidação de espaços públicos e espaços verdes inovadores, adoção de mecanismos de mobilidade sustentável, assim como a promoção da criatividade e da produção cultural inovadora.

Será um parque polivalente, implantado num terreno com topografia praticamente plana e com capacidade de ampliação futura, capaz de criar condições complementares de qualidade de vida urbana através da construção de infraestruturas de lazer e convívio, aliadas à prática desportiva num contexto não profissional.

O Parque Urbano de Anadia está considerado como uma das ações previstas no PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana - de Anadia, tendo sido objeto de candidatura submetida ao Portugal 2020, dentro da prioridade de investimento 6.5 do Eixo 7 do Programa Operacional Regional do Centro.

A construção deste parque verde, de dimensões consideráveis, tem como objetivo contribuir para a “melhoria da qualidade de vida urbana e o equilíbrio psicossomático dos seus habitantes, capaz de gerar mais um fator de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano existente”.