Anadia: Autarca confiante em garantir estatuto de cidade capital europeia do desporto.

2018-11-09 10:47

Categoria: 

Concelho: 

A presidente da Câmara de Anadia, Maria Teresa Cardoso, está confiante na escolha para Cidade Europeia do Desporto em 2020.

A autarca passou em revista a visita da comissão que avalia a candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2020 no final de Outubro.

A Comissão de Avaliação da ACES Europe – European Capitals and Cities of Sports Federation - realizou, entre 30 de outubro e 1 de novembro últimos, uma visita a Anadia, no âmbito da candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2020, com vista à tomada de decisão final que deverá ser conhecida a meados de janeiro, em Portimão.

Passou pelo Complexo Desportivo (Piscinas Municipais e Pavilhão de Desportos), Pavilhão Municipal, em Anadia, e Velódromo Nacional, em Sangalhos.

A presidente da Câmara acredita na vitória da candidatura anadiense. “Uma vitória à altura da nossa história e da nossa tradição desportiva. Queremos uma vitória merecida, justa, de acordo com o trabalho realizado, com as expectativas criadas, com a mobilização alcançada, com o entusiasmo suscitado, com as nossas capacidades e potencialidades”.

Na sua intervenção, Maria Teresa Cardoso destacou o facto de nunca ter havido, na Região Centro, uma Cidade Europeia do Desporto, e que “com a nossa candidatura, são grandes as expectativas relativamente ao fim dessa lacuna”.

“Julgamos que chegou a vez do Centro de Portugal e dos seus quase dois milhões e meio de habitantes que não podem continuar a ser prejudicados pelo facto de estarem longe do poder central e dos grandes decisores”, adiantou a edil.

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Turismo Centro de Portugal deram apoio à candidatura.

Jorge Sampaio, vereador da Câmara de Anadia com o pelouro do Desporto, apresentou a candidatura e as razões que levaram Anadia a assumir tal desiderato, considerando que “é muito importante para a Região Centro que a vitória desta candidatura seja uma realidade”.

Sublinhou que esta é uma candidatura vencedora porque “juntou os 14 municípios da região, juntou a CCDR Centro, o Turismo Centro de Portugal, as duas universidades – Aveiro e Coimbra – os politécnicos, e tantas outras entidades que se quiseram juntar a nós e fazer esta candidatura maior do que Anadia”.

“Temos de dar o sinal de que todo o país merece ser tratado da mesma forma, todos os cidadãos sãos iguais, e têm o direito de serem iguais. Não pode acontecer tudo em Lisboa e Porto”, salientou ainda.

O anúncio da Cidade Europeia do Desporto em 2020 deverá acontecer em meados do próximo mês de janeiro, em Portimão.