Anadia: Assembleia Municipal aprova Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima.

2021-05-05 11:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O plenário da Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por maioria, com uma abstenção, o Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima.

É um instrumento fundamental na conceção, implementação e monitorização das medidas orientadas para o cumprimento das metas do Pacto dos Autarcas.

No quadro da conceção das medidas, o Plano fornece, através da matriz energética, informação precisa sobre a distribuição setorial dos consumos energéticos e dos respetivos vetores energéticos.

Ao longo da implementação de medidas de melhoria da eficiência do consumo energético ou de integração de renovação, a matriz fornece indicações sobre o sucesso da sua implementação ou sobre eventuais desvios e correções.

O PAESC fornece, também a análise climática, através da apresentação da contextualização climática do município e apresentação de resultados referentes a medidas de adaptação a implementar.

O documento será agora submetido ao secretariado do Pacto de Autarcas para concretização do compromisso assumido aquando da adesão ao mesmo.

De referir que o Município de Anadia aderiu ao Pacto Europeu dos Autarcas em 2014, com renovação das metas em 2019.

A concretização dessas metas resultará na redução de 40 por cento das emissões de CO2 do Município, através da implementação de um conjunto de medidas de iniciativa municipal, privada ou em parceria. Essas medidas têm expressão em áreas distintas, desde a sensibilização e educação, à inovação tecnológica.