Anadia: Assembleia aprova moção com declaração de apoio à Ucrânia.

2022-05-02 16:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, uma moção, apresentada pela bancada municipal do MIAP, de apoio ao Estado e ao povo da Ucrânia.

Os deputados municipais “repudiam” e “condenam” a agressão militar à Ucrânia por parte da Rússia.

“Para além do repúdio e condenação desta cruel e criminosa invasão, a Assembleia Municipal manifesta o seu total apoio e solidariedade ao Estado e Povo da Ucrânia”, pode ler-se no documento.

A Assembleia Municipal de Anadia manifesta assim “a sua solidariedade para com todas as pessoas em território russo que, com grande coragem, têm expressado a sua condenação pela ingerência e submissão violenta e forçada da Federação Russa ao Estado da Ucrânia”.

O plenário pretende com este gesto, “reforçar e afirmar de forma formal e oficial” a solidariedade que o povo de Anadia já evidenciou em campanha articulada entre o Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia.

Na Moção pode ainda ler-se que “Anadia está solidária com o sofrimento do povo da Ucrânia assim como está e estará decerto solidária com todos os povos que são ou venham a ser espoliados da sua condição de livres e independentes”.

A Moção vai agora ser enviada à Embaixada da Ucrânia em Portugal, à Associação dos Ucranianos em Portugal e à Comunicação Social.