"Aliança com Aveiro" apela ao entendimento em São Jacinto.

2021-10-29 15:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Aliança com Aveiro espera que António Aguiar tenha abertura para uma solução concertada para formar uma maioria na Assembleia de Freguesia.

Ribau Esteves lamenta que Executivo e Mesa da Assembleia de Freguesia de São Jacinto ainda não tenham sido eleitos um mês após as Eleições Autárquicas.

Diz que o presidente eleito que renovou mandato age em “situação de disfuncional atitude democrática” num quadro de “impasse no processo de eleição dos dois membros do Executivo da Junta e dos três membros da Mesa da Assembleia de Freguesia de São Jacinto”.

A posse esteve marcada para dia 15 de Outubro com instalação dos Órgãos Autárquicos da Freguesia de São Jacinto mas o impasse nas votações (empate) ditou nova reunião para este sábado às 10h.

A Assembleia de Freguesia de São Jacinto é composta por 3 eleitos do PS, 3 da Aliança com Aveiro e 1 da CDU.

Sem maioria absoluta e com problemas financeiros para resolver na Junta, António Aguiar necessita de apoio para formar maioria.

“Dada a situação muito grave que se vive na Junta de Freguesia de São Jacinto e a necessidade de unir esforços para resolver os problemas que se avolumam (com evidência no facto do Presidente da Junta continuar sem apresentar as Contas de 2020), a Aliança com Aveiro disponibilizou-se para uma coligação de governo da Freguesia com a participação dos 3 Partidos no Executivo da Junta (constituído por 3 pessoas), situação que não foi aceite pelo PS nem pela CDU, o que muito lamentamos”, refere a Aliança em comunicado.

Na véspera da segunda reunião para tentar a eleição dos 5 Autarcas, a Aliança com Aveiro lança o que diz ser um “apelo público” aos partidos para “agir com humildade democrática e em conformidade com o facto de ter ganho as eleições sem maioria absoluta”.

“Neste novo mandato autárquico a Aliança com Aveiro não pactuará jamais com a continuação da má gestão do PS e do seu Presidente António Aguiar, e assumirá as suas responsabilidades políticas nos Órgãos Autárquicos da Freguesia de São Jacinto, assim como do Município de Aveiro, sempre na defesa do rigor, da seriedade, da transparência e da qualidade da gestão autárquica e do bom serviço aos Cidadãos”.