Albergaria-a-Velha integra Rede Europeia de Cidades para a Inovação na Educação.

2019-01-08 08:15

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha integra Rede Europeia de Cidades para a Inovação na Educação.

Albergaria-a-Velha e as cidades de Viladecans (Espanha), Nantes (França), Tallin (Estónia), Halmstad (Suécia) e Poznan (Polónia) vão partilhar experiências e desenvolver ações comuns na área da Educação no âmbito da Rede Europeia de Cidades ON BOARD. O arranque formal das atividades do projeto vai ser dado com a assinatura do acordo entre as cidades participantes nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Viladecans, na Catalunha.

A Rede de transferência de Boas Práticas ON BOARD assenta essencialmente na criação de uma rede local de inovação para a Educação, através do envolvimento de todos os agentes relevantes na comunidade educativa e com uma ligação estreita ao setor empresarial local. A rede ON BOARD tem como entidade líder a cidade de Viladecans.

Durante os próximos dois anos, Albergaria-a-Velha vai implementar as boas práticas já reconhecidas pelo URBACT nestas áreas, bem como trocar experiências com as restantes cidades da Rede e trabalhar em conjunto no desenvolvimento de soluções comuns para os desafios urbanos contemporâneos. O URBACT é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado, sendo a primeira vez que Albergaria-a-Velha participa neste programa que já existe há 15 anos.

Para António Loureiro, Presidente do Município, “esta é uma excelente oportunidade para podermos aprender com cidades de diferentes partes da Europa e também trocarmos boas práticas. Ao mesmo tempo é um enorme desafio para o Município, tendo em conta que é a primeira vez que entramos em projetos europeus com esta abrangência e que contribuirão inequivocamente para a visibilidade do Concelho e para o trabalho que poderemos desenvolver nestas matérias.”