Albergaria-a-Velha adere à Semana Europeia da Mobilidade.

2022-08-30 15:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha adere à Semana Europeia da Mobilidade.

Em 2022, o evento europeu tem lugar entre 16 e 22 de setembro, sob o lema “Melhores Ligações – Combina e Move-te!”.

Durante a semana, será possível requisitar uma bicicleta MOB.A para todo o período em questão, estando as cargo-bikes ao serviço do comércio local.

De 16 a 22 de setembro vai ser também promovida a combinação de várias modalidades de transporte sustentável, com a disponibilização de bicicletas e trotinetes em diversas paragens do minibus ALBUS – Mercado Municipal “A Praça”; Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha e Zona Industrial, junto às empresas Polivouga, Durit e Jade.

Além destas iniciativas transversais, vão decorrer diversas atividades pontuais nos diferentes dias.

A 16 de setembro, vai ser desenvolvida uma ação de sensibilização para os trabalhadores da Câmara Municipal com vista a promover a utilização de bicicletas elétricas nas suas deslocações, em trabalho, entre os edifícios municipais.

No dia seguinte, sábado, de manhã, os munícipes podem usufruir do serviço “Vai e Volta a Malta Transporta”, onde dois voluntários entregam gratuitamente as compras em casa com as cargo-bikes, dentro do perímetro urbano, num raio de 2,5 quilómetros.

O serviço também está disponível a 21, quarta-feira, dia de mercado.

No sábado, 17 de setembro, realiza-se ainda um workshop para a utilização de bicicletas elétricas, cargo-bikes e trotinetes na Incubadora de Empresas, das 14h00 às 17h00.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. A atividade decorrerá também no dia 20, no mesmo horário.

A manhã de domingo é dedicada a uma Caça ao Tesouro no Complexo Desportivo da Branca.

Entre as 10h00 e as 11h30, os participantes terão de superar diversos desafios, sempre com o recurso a meios amigos do ambiente.

A atividade, que conta com a parceria da Associação BioLiving, é gratuita, mas carece de inscrição prévia, com vagas limitadas.

No dia 19, as crianças da Educação Pré-escolar são incentivadas a construir a sua cidade do futuro, sempre com a bicicleta como elo de ligação entre todas as atividades.

“Brincar na Cidade com o Kit Pré-Pop” tem lugar no Mini Campo das Lameirinhas e conta com a parceria dos Agrupamentos de Escolas, Associação de Infância D. Teresa e a GNR – Escola Segura.

A finalizar a Semana Europeia da Mobilidade, assinala-se o Dia Europeu Sem Carros a 22 de setembro com a iniciativa “Combina e Move-te num meio de transporte sustentável”.

Na Praça Ferreira Tavares, encerrada ao trânsito, os participantes vão poder experimentar diversos meios de mobilidade sustentável entre as 8h00 e as 17h00, de forma gratuita, mediante inscrição.