Albergaria: PSD lamenta que autarquia só agora "ponha mãos" ao centro de saúde.

2021-02-17 08:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PSD de Albergaria vai votar a favor do projeto de arquitetura para a “Beneficiação do Edifício do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha” mas não perdoa que a autarquia tenha deixado passar vários anos até decidir assumir essa aposta.

Num histórico já longo sobre as denúncias e chamadas de atenção sobre o estado de conservação do equipamento, os sociais democratas dizem que os últimos dois anos foram marcados por sucessivos alertas, em termos locais e no Parlamento.

Aos lamentos sobre a falta de resposta da autarquia, os Sociais Democratas, partido da oposição em Albergaria, questionam António Loureiro sobre o lugar da saúde na lista de prioridades do município.

“Porque é que dos 120 milhões de orçamento dos 8 anos de governo do Executivo de António Loureiro, a saúde não é uma prioridade? Porque é que não se iniciou este procedimento há mais tempo? Porque é que não ouviram nem tiveram em conta as propostas do PSD? Negaram e fugiram. Negaram e esconderam-se. Finalmente a Câmara propõe-se intervir no Centro de Saúde”, questiona o PSD local.

A degradação no setor da saúde atingiu em Albergaria momentos marcantes não só com os equipamentos mas também pela falta de meios e deslocalização de serviços que levaram deputados a questionar o Governo.

Era recorrente a imagem de baldes para apanhar água da chuva nos corredores (na foto).

O PSD regista que muitos destes aspetos são anteriores à pandemia.

Com as competências centralizadas no Ministério da Saúde, a autarquia acabou por revelar-se impotente para resolver a questão.

O PSD não perdoa a forma como o autarca António Loureiro reagiu aos apelos da oposição para uma intervenção.

“A estas diligências, o executivo de Antonio Loureiro sempre respondeu com desprezo. Nunca aceitou as nossas propostas. Desculpou-se dizendo que o equipamento não era do Município e que, por isso, não poderia intervir. A todos aqueles que secundaram a posição do executivo, defendendo que a Câmara não podia intervir no Centro de Saúde, é importante que reflitam em liberdade. Esqueçam que o mensageiro é o PSD e pensem, apenas e unicamente, na mensagem e, sobretudo, no que a população tem perdido”.

 

Foto: Jornal de Albergaria