Albergaria: PSD apresenta medidas de combate aos efeitos da pandemia.

2020-04-29 11:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A concelhia Social Democrata de Albergaria escreveu ao presidente da Câmara de Albergaria com uma lista de 20 medidas que entende úteis em tempo de pandemia. 

Na lista de propostas subscritas pelos autarcas do PSD, dirigidas a António Loureiro, estão medidas já a pensar no relançamento económico. 

Nos aspetos materiais de combate à pandemia está o reforço do fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual, o funcionamento da enfermaria comunitária, reforço do apoio às IPSS com valência de Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas,  campanha de promoção de comportamentos responsáveis e de proteção individual e coletiva no âmbito da covid19, distribuição de máscaras junto das comunidades mais desfavorecidas, isenções no pagamento de resíduos e água para famílias carenciadas, defender junto da ADRA a não faturação de 2 metros cúbicos de água e saneamento para todos os contratos domésticos correspondentes aos meses de março, abril e maio de 2020, assumindo a Câmara Municipal, em último caso, a diferença, reduzir em 50%, durante 12 meses, o valor de todas as taxas urbanísticas, isentar do pagamento de rendas sociais, até 12 meses a contar a partir do passado mês de março, todos os inquilinos de habitação social, propriedade do Município, que viram os seus rendimentos afetados e evidenciam dificuldades económicas que comprometem a subsistência familiar, isentar do pagamento de taxas e rendas de ocupação de espaços públicos ou concessionados, dar tolerância de 90 dias para o cumprimento de obrigações perante a Câmara Municipal, a partir de 1 de março de 2020, prorrogar, automaticamente e de forma gratuita, o prazo dos Alvarás de Construção, vencidos ou a vencer, até 31 de agosto 2020, garantir a manutenção de todos os subsídios e apoios previstos no Programa de Apoio ao Movimento Associativo para 2020, reforçar o apoio aos Agrupamentos de Escolas, reforçar os valores protocolados com as Juntas de Freguesia para 2020, isentar da Taxa da Derrama as empresas que comprovarem que a sua produtividade ficou afetada em 20% ou mais ou que tenham entrado em layoff e dotar os equipamentos municipais de condições de atendimento e frequência do público. 

Os Sociais Democratas diz em que o será poupado em eventos com presença do grande público permite atender a estas apostas. 

Depois de uma primeira carta sem reposta mas com medidas implementadas pela autarquia, o PSD, na oposição, diz que dá contributo com uma lista de medidas consensuais. “Foi com alguma surpresa que registámos a ausência de resposta à carta que lhe enviámos. Quando decidimos enviar-lhe o primeiro conjunto de propostas fizemo-lo com o melhor espírito de colaboração, pois entendemos que este é o momento de estarmos juntos, colocando de lado as cores partidárias. Somos oposição? Sim, mas ao vírus”. 

 

 

Foto: Região de Águeda