Albergaria: PCP pede mais ambição nas políticas de habitação.

2023-01-19 15:15

Categoria: 

Concelho: 

O PCP reclama um Plano Estratégico habitacional para Albergaria-a-Velha.

Alega que há meios para as autarquias poderem fazer a transformação necessárias nas políticas de habitação.

Está em curso a apresentação de projetos aos fundos Comunitários através do PRR cujos apoios para requalificação habitacional atingiu 100%.

Para os Comunistas de Albergaria, os planos apresentados até ao momento deixam a política “pela rama”.

“Isto é, não pode ficar pelo Bairro das Lameirinhas, recentemente alvo de obras de requalificação que custaram aos proprietários privados entre cerca de 5mil e 6mil euros per capita. A Câmara Municipal tem gerido mal as habitações em sua propriedade”, acusa o PCP.

Numa altura em que as políticas de habitação estão no centro do discurso político, o PCP pede ação às autarquias.

“Em vez de recuperar as casas (uma delas fechada há mais de 10 anos) e entregá-las aos Albergarienses que delas necessitam, a Câmara prefere mantê-las fechadas, suportando custos obrigatórios mensais como é o caso das mensalidades dos vários condomínios”.

O PCP lembra que as necessidades estão elencadas e que há famílias de 7 ou 8 pessoas a viverem na mesma habitação sem condições económicas para arrendar casa no mercado arrendatário, nem mesmo recorrendo ao arrendamento apoiado pela Câmara.

“É, pois, urgente definir um plano habitacional estratégico através de construção de habitação social e construção de habitação a custos controlados, bem como identificar no concelho as moradias sem condições de habitabilidade e cujos proprietários não tenham capacidades económicas para as recuperar, ajudando-os na elaboração de projectos de forma a concorrerem a fundos de apoio”.