Albergaria: "Pateira de Frossos é um património natural único no país e no mundo" - António Loureiro.

2022-04-24 15:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha inaugurou o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, um lugar que ambiciona valorizar o património natural da Pateira de Frossos e ser uma marca de um território, que aposta na promoção do turismo sustentável e na educação ambiental.

“A Pateira de Frossos é um património natural único no país e no mundo. É um diamante a adorar, a contemplar, a respeitar, a valorizar, a preservar e a descobrir”, afirmou António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

"O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos é um espaço com salas de exposição, salas de formação, um laboratório e uma horta pedagógica. Além da polivalência do espaço, as pessoas vão poder usufruir de um conjuntos de atividades como passeios de bicicleta, visitas interpretativas da fauna e da flora, oficinas pedagógicas, jogos didáticos e ações de formação”, apresentou o autarca.

O Município de Albergaria-a-Velha tem apostado na valorização turística e ambiental do território, criando várias infraestruturas, como a ciclovia Frossos-Angeja, os percursos pedestres Trilho da Pateira de Frossos e o Trilho das Cegonhas, e a instalação de postos de observação de aves.

Localizada no Baixo Vouga Lagunar, a Pateira de Frossos é um importante habitat de aves migratórias, onde se encontram garça-real, o tartaranhão-ruivo-dos-pauis, a águia-pesqueira, o pica-pau-malhado, o colhereiro, o guarda-rios, entre outras espécies.

O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos está sediado na antiga Casa do Professor, na freguesia de Frossos, que foi doada à Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha pela família dos professores José Gonçalves de Pinho e Glória Marques de Carvalho.