Albergaria em dia sem carros no centro.

2022-09-22 20:38

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria viveu um dia diferente sem carros no centro.

Os veículos deixaram de circular para 360 crianças e jovens, do pré-escolar ao secundário, participarem em várias ações de sensibilização e de animação em torno da mobilidade ciclável e suave.

Celebração do Dia Europeu Sem Carros.

Na Praça Ferreira Tavares, os participantes experimentaram diversos meios de mobilidade sustentável, entre as 8h e as 17h, como bicicletas de vários formatos e tamanhos, balance bikes (bicicletas sem rodas), trotinetes elétricas e cargo-bikes (bicicletas de carga).

A autarquia começou, em 2018, a distribuir pelos jardins de infância um kit bicicletas e capacete para os mais novos aprenderem a andar de bicicleta, desde cedo.

A Albergaria-a-Velha foi um dos primeiros municípios em Portugal a entregar “balance bikes” - um tipo de bicicleta especial para aprendizagem, porque não utiliza pedais - em diversos estabelecimentos de ensino do concelho, para serem utilizados por crianças entre os 2 e os 5 anos.

Esta iniciativa insere-se na estratégia de mobilidade sustentável do município e integra o Pré-POP (Programa Operacional Pedalar) que pretende ensinar as crianças da rede pública do Pré-escolar do município a viver numa cidade sustentável.

Os outos dois pilares do projeto de mobilidade sustentável são o sistema público de utilização gratuita - MOB.A e os Patrulheiros, que consiste num trabalho de intervenção voluntária, de bicicleta, em áreas de grande interesse ambiental, na identificação de depósitos de lixo ilegal, ninhos de vespa asiática, apoio aos peregrinos e na vigilância da floresta.

No Município de Albergaria estão disponíveis 84 balance bikes, 25 bicicletas de pedais, 3 cargo bikes e 6 bicicletas elétricas.