Albergaria: Aprovado projeto para a requalificação da Escola Básica da Branca.

2020-11-06 10:42

Categoria: 

Concelho: 

Aprovado projeto para a requalificação da Escola Básica da Branca.

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou, por unanimidade, o projeto numa empreitada de duas fases.

A primeira tem como objetivo principal a remoção de materiais com amianto e a segunda fase irá debruçar-se sobre a eficiência energética do edifício.

Esta intervenção inicial tem um investimento previsto de 367 mil euros, mais IVA.

A empreitada, a ter início em 2021, insere-se no acordo de colaboração celebrado com o Ministério de Educação para a remoção de materiais de construção com amianto na sua composição.

Para além da substituição da cobertura da escola sede do Agrupamento, o Município em estreita articulação com o Ministério da Educação, a Direção e a Associação de pais, identificaram um conjunto de necessidades de intervenção que visam a melhoria das condições de funcionamento da escola e também a sua eficiência energética.

Sob a tutela do Ministério da Educação, que tem acompanhado a avaliação técnica efetuada pelos serviços municipais, a EB 2/3 da Branca conta com 25 anos de funcionamento, denotando sinais de degradação no edifício que tendem a agravar-se.

As platibandas que apresentam deficiências e constituem um perigo em termos de possível queda de partículas de betão, vão ser recuperadas, as instalações sanitárias sofrerão uma intervenção de substituição do existente.

Numa fase posterior, pretende-se a substituição da caixilharia e revestimento exterior, contribuindo assim para uma melhor e mais eficiente climatização do edifício.