Alargamento do acesso à ponte das eclusas garante luz verde da agência portuguesa do ambiente.

2020-12-04 10:30

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro dá mais um passo para a revisão dos acesso às zona do canal das Pirâmides.

O arruamento junto à Marinha da Troncalhada vai sofrer ajustamentos com a criação de passeio e o reperfilamento da área da marinha junto à estrada.

Vai funcionar como canal para uma segunda travessia junto à Lota e, dessa forma, garantir um acesso ao Rossio e ao Canal de São Roque sem necessitar de acesso pelo centro da cidade.

Depois de declarado o Interesse Municipal do projeto de qualificação urbana entre a Rotunda do Marnoto e a Ponte das Eclusas, o Executivo Municipal deliberou declarar como “boa e sem alternativa fora da Reserva Ecológica Nacional” a localização da obra.

Esta uma intervenção que vai alargar o perfil viário e relocalizar a entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada.

Mais uma “formalidade” para completar o processo de Reconhecimento de Interesse Público.

A autarquia revela que esta decisão conta com o parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente sobre o projeto, uma vez que a empreitada não envolverá impactos significativos no meio ambiente, sendo por isso compatível com a salvaguarda da fauna e flora ali presentes.

Havia, na comunidade, dúvidas sobre os impactos do aumento do tráfego naquela área.

A intervenção vai ordenar o espaço urbano, redesenhar e reorganizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, ao mesmo tempo que vai permitir a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes e a valorização da função pedonal e ciclável.