Águeda: Percurso do Ameal inaugurado com caminhada solidária contra a Pólio.

2022-11-07 18:48

Categoria: 

Concelho: 

O Percurso do Ameal, uma intervenção feita pelo Município de Águeda num total de 10 quilómetros, foi ontem inaugurado, com uma caminhada solidária contra a Pólio, numa ação realizada em parceria com o Rotary Club de Águeda.

Trata-se de um percurso pedestre circular, na zona da Várzea de Águeda, que inclui alguns passadiços, ligando as duas margens da Ribeira do Ameal. A par do percurso propriamente dito e dos passadiços em madeira, a intervenção incluiu a reabilitação das margens ribeirinhas, à imagem do que tem sido feito pelo Município de Águeda por todo o concelho.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou que a reabilitação de rios e ribeiras é uma política estratégica para o Município assumida desde há alguns anos e que se reflete na “recuperação das linhas de água e dos espaços ribeirinhos, mantendo os seus ecossistemas, numa lógica de respeito pela biodiversidade e sustentabilidade ambiental”, disse, acrescentando que o intenso trabalho que tem sido realizado “é apontado, por diferentes organismos, como referência no que se deve fazer a este nível”.

O Município, com mais de 1.500 quilómetros de linhas de água, tem desenvolvido por todo o concelho ações de requalificação destas zonas com recurso a soluções de base natural e para as quais tem conseguido apoio financeiro europeu. Esta em concreto da Ribeira do Ameal, em conjunto com a uma intervenção realizada na Ribeira da Aguieira e Rio Marnel, contou com financiamento do Fundo Ambiental de cerca de 100 mil euros.

Esta intervenção, que acontece numa numa zona mais próxima do centro da cidade e que evidencia este trabalho que está em curso pelo concelho, é um apontamento de transformação de um troço que até aqui era pouco visitado num percurso pedestre curto, acessível a pessoas com mobilidade reduzida e que premeia o contacto com a Natureza.

O Presidente da Câmara Municipal, que convida a população a usufruir deste espaço, aproveitou a ocasião para avançar que este percurso “é o prenúncio do que poderá vir a ser o parque natural urbano de Águeda, um espaço de lazer e que demonstrará um respeito muito grande pela natureza e pela sustentabilidade ambiental”. Um projeto que está a ser desenvolvido e que será apresentado em breve.

“Neste dia, em que fazemos esta caminhada, enaltecemos também o papel do Rotary na erradicação da Pólio, lembrando que pequenos contributos são muito relevantes para construirmos um mundo melhor, com mais saúde, principalmente em geografias mais complicadas e desfavorecidas do que a nossa”, disse ainda Jorge Almeida.