Águeda: Obra procura melhorar capacidade de escoamento de águas pluviais.

2020-09-22 10:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda tem em curso a obra que procura melhorar capacidade de resistência às cheias na baixa da cidade.

Empreitada implica um investimento de 1,4 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 75%

A Câmara Municipal de Águeda iniciou as obras referentes ao Plano Geral de Drenagem e sistema elevatório da cidade e que se traduzem na melhoria da capacidade de escoamento de águas pluviais e na proteção da margem direita do Rio Águeda.

Em concreto, irá permitir melhorar as condições estruturais da rede e mitigar os riscos de inundações, em particular na baixa da cidade, um problema que tem afetado a zona ao longo dos anos em dias de grande pluviosidade.

Esta empreitada, já iniciada e que conta com um investimento de 1,4 milhões de euros (com financiamento de fundos europeus em 75%), era uma necessidade, tendo em conta os impactos sociais e económicos que as cheias provocam na cidade, em particular na zona baixa.

“Com a intervenção em curso, vamos defender ainda melhor a zona baixa das cheias, construindo um sistema com mais capacidade para drenar as águas das chuvas e que escoam naturalmente para a parte baixa da cidade”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.