Águeda garante terceira equipa de intervenção permanente.

2022-04-01 10:11

Categoria: 

Concelho: 

Águeda vai ter uma 3.ª Equipa de Intervenção Permanente, aprovada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com entrada em funcionamento no próximo mês de julho.

Esta terceira equipa, única no distrito, ficará instalada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Águeda.

A constituição de uma terceira equipa no concelho é justificada ainda pelo facto de Águeda ser a quarta maior cidade da região de Aveiro, que, para além da sua extensa mancha florestal, enfrenta diversos riscos ao nível da proteção civil (incêndios, cheias/inundações, acidentes rodoviários, etc.), e conta com áreas industriais relevantes e que encerram riscos.

A criação desta EIP resulta de uma manifestação de interesse apresentada pelo Município, em articulação com os BVA, e foi aprovada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sendo a única terceira equipa a ficar colocada no distrito de Aveiro.

“Apresentámos, em conjunto com os Bombeiros de Águeda, a candidatura para a criação, em Águeda, de uma 3.ª EIP considerando que é uma necessidade premente o reforço da capacidade operacional do corpo de bombeiros locais”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, para quem a criação desta 3.ª EIP, a juntar-se às restantes duas, vem dotar o concelho de meios para um socorro ainda mais eficaz, seja em caso de incêndio ou qualquer outra ocorrência.

“Esta equipa, para além de suprir uma necessidade e garantir os meios humanos e especializados de socorro, permite responder com eficácia e rapidez a qualquer situação emergente que possa ocorrer, melhorando o apoio que é prestado às populações”, sublinhou Jorge Almeida.