Águeda: Autarquia garante 380 mil euros aos Bombeiros e quer quarta equipa de intervenção permanente..

2022-11-15 17:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda apoia Bombeiros Voluntários com mais de 380 mil euros.

O Protocolo de Colaboração e Apoio Municipal à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda foi apresentado na sexta-feira ao final do dia.

São 340 mil euros em protocolo e 40 mil euros referentes a regalias sociais.

Verbas de subsídio à atividade; contribuição para as Equipas de Intervenção Permanente; investimento para a aquisição de viaturas e equipamento operacional e de proteção civil; encargos com o seguro de acidentes pessoais dos bombeiros profissionais e voluntários; apoios extraordinários e regalias sociais dos bombeiros.

De referir que, atualmente, a AHBVA dispõe de três EIP’s (duas a funcionar no quartel sede e uma na secção de Agadão).

Na sexta-feira, foi anunciado que o Município de Águeda e a AHBVA apresentaram junto da ANPC a necessidade de atribuição de uma quarta EIP, no âmbito de um concurso nacional que está a decorrer.

A colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil, a manutenção da estrutura do dispositivo de combate a incêndios, a manutenção da estrutura de salvamento aquático, o Serviço de Brigadas de Aeródromo e o apoio ao funcionamento da Unidade Local de Formação estão salvaguardados nestas verbas.

De referir ainda a instalação, pelo Município, de uma Unidade de Produção de Auto Consumo (painéis fotovoltaicos), que permitem uma redução na fatura energética da corporação.

Estes valores refletem um reconhecimento “pelo excelente trabalho que é realizado todos os dias pelos bombeiros de Águeda” e o compromisso de em equipa, com a proteção civil e órgãos de decisão, como as Juntas e Câmara Municipal, servir a população.

“É isto que temos que fazer, todos, mobilizar as nossas melhores vontades para fazer o que é mais genuíno e que deve ser diferenciador no ser humano: o auxílio ao próximo”, salientou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

O Edil enalteceu ainda o trabalho que está a ser preconizado pela AHBVA na formação de bombeiros, com o centro criado em Belazaima do Chão, que é “referência nacional” e que é procurado por corporações de todo o país.

“Orgulho-me muito dos Bombeiros de Águeda, que estão cada vez mais capacitados”, declarou, acrescentando que a corporação aguedense é “mais apoiada que qualquer outra por câmaras municipais” na região.

Nos últimos 10 anos, o quadro de contribuições municipais para a AHBVA demonstra um crescimento acentuado: se, em 2012, o apoio concedido à corporação aguedense foi de 99 738,21 euros, este ano o contributo para o funcionamento, aquisição de equipamentos ou outros apoios é de 380 411,31 euros.

Manuel São Bento, presidente da Direção da AHBVA, enalteceu o empenho e contributo do Município de Águeda nos apoios que concede à corporação.

“É indiscutível que sem o apoio da Câmara e das entidades oficiais, como o Estado, não conseguiríamos fazer o que fazemos”, disse, acrescentando que o valor atribuído “é apenas parte do que a associação necessita” para cumprir as suas funções.

Os apoios concedidos “são aqueles que a lei permite”, mas para desempenhar com eficácia e qualidade o seu trabalho “a associação tem que investir” para complementar, contando, para isso, com o apoio de empresas e privados, a quem aproveitou para agradecer.