Academia do Beira-Mar vai a concurso nos próximos meses e Associação de Futebol projeta casa das seleções junto ao estádio.

2018-08-15 21:24

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Futebol de Aveiro vai juntar-se ao projeto de criação de uma academia junto ao Municipal de Aveiro e projeta uma casa das selecções distritais e uma sede para aí instalar os seus serviços administrativos.

A novidade foi anunciada esta quarta-feira num comunicado conjunto da Câmara de Aveiro, da Associação de Futebol e do Beira-Mar.

Estes investimentos são o resultado de duas ações de parceria da autarquia com o Sport Clube Beira-Mar (SCBM) e com a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) e que poderão “dar vida” a esta zona de equipamentos desportivos e ao próprio Estádio.

No âmbito da parceria formalizada com o Beira-Mar, a autarquia aprovou o estudo prévio que mandou elaborar, visando a execução de projeto e construção de um Complexo de Campos de Futebol para instalação da Academia de Formação do Sport Clube Beira-Mar nos terrenos a nascente do EMA.

Nos termos definidos no Protocolo celebrado entre ambas as entidades a obra vai ser executada no âmbito de um concurso de conceção e construção a lançar pela CMA em Setembro ou Outubro deste ano e tem neste momento uma estimativa de custo de 2,5 milhões de euros.

A autarquia financia o projeto e garante a libertação dos terrenos do velho Mário Duarte para a ampliação do hospital.

Quanto ao acordo com a AFA, dá nova dimensão ao projeto uma vez que permite instalar a “Cidade Desportiva da AFA” num terreno a nascente do EMA, contíguo à Academia do Beira-Mar.

Este investimento, a cargo da AFA, prevê três fases com a construção de um Campo de Futebol e um Pavilhão Desportivo e caso os associados da AFA o aprovem a instalação da sede da AFA.

Poderá responder também à necessidade de um campo de relva natural, um dos temas em aberto na valorização dos espaços de apoio contíguos ao estádio.

Esta operação conta com o apoio da CMA pela disponibilização do referido terreno em regime de direito de superfície, assim como com o apoio da FPF, e vai ser utilizado para o trabalho de formação e treinos dos agentes desportivos da AFA, nomeadamente as Seleções Distritais, Árbitros e Treinadores.

“Estes são dois importantes passos no cumprimento da aposta de rentabilização e dinamização do EMA, no âmbito de uma parceria entre a CMA, o SCBM e a AFA, que entendemos da maior importância para a dinamização da prática desportiva do Futebol e do Futsal, no quadro da formação ao nível do Município e do Distrito de Aveiro”, refere o comunicado assinado pelo Presidente da CMA.