30.º Aniversário da Elevação de Ílhavo a Cidade apresentou projetos públicos no valor de 7,6 milhões de euros.

2020-07-14 16:40

Categoria: 

Concelho: 

O 30.º aniversário da elevação de Ílhavo a cidade, celebrado ontem, numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. Salvador, foi marcado pela avaliação de várias obras em curso e o anúncio de projetos a desenvolver em breve, para além da assinatura do Protocolo de Apoio Financeiro à Freguesia, aprovado em reunião de Câmara Municipal no final de junho.

Após a cerimónia do Hastear das Bandeiras, foi formalizado o apoio financeiro à Freguesia, no valor de 82.000 euros que permitirá ao Executivo da Junta de Freguesia de S. Salvador, para além das competências delegadas, implementar um Ponto de Entrega de Resíduos Verdes, tipo ECO Drive, em Vale de Ílhavo; reparar vários caminhos agrícolas e florestais; converter o antigo Mercado do Peixe; proceder à manutenção do Parque de Lazer da Murteira, na Vista Alegre, com a criação de um Eco Trilho e um circuito para a prática de BTT; repor árvores e caldeiras; e, também, construir passeios.

O programa da celebração deste 30.º aniversário incluiu ainda a visita a algumas das várias obras que estão em curso na Freguesia e a referência a projetos a iniciar em breve que representam, no seu somatório, a um investimento público acima dos 7,6 milhões de euros, perspetivando-se a sua concretização no ano de 2021.

A primeira obra visitada foi a do Cento para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar e Loja Social - Reabilitação do Antigo Quartel dos Bombeiros. No local, foram descritas as várias abrangências do projeto, desde o espaço Interpretativo, à Loja Social, passando pela futura sede da Confraria do Bacalhau e do Espaço Polivalente, bem como a nova localização da Estátua do Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro.

Seguiu-se a empreitada da execução Requalificação do Espaço Urbano Central - Jardim Henriqueta Maia, obra importante para a reabilitação de um espaço urbano que a Autarquia pretende devolver à fruição pública dos ilhavenses e de quem visita a cidade. No local, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, explicou as várias áreas que integram esta requalificação como, por exemplo, os espaços verdes, a praça cultural, a vertente da mobilidade ciclável e pedonal, a preocupação com a circulação automóvel e a redefinição da rede viária e a valorização do património arbóreo. O projeto tem como principal objetivo promover novos usos do espaço público com propostas culturais, de lazer e convívio e comerciais; e reforçam as áreas de lazer (como o parque infantil), o mobiliário urbano e, principalmente, ampliam a mancha verde e o conjunto arbóreo.

Nesta segunda visita, foram ainda referenciadas outras obras municipais em curso - Redes de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais da Gafanha de Aquém; Requalificação dos Acessos e Zona Verde junto ao CIEMar; Área de Acolhimento Empresarial da Gafanha de Aquém; Requalificação do Bairro dos Pescadores - e projetos que serão iniciados num curto espaço de tempo: Requalificação da Rua João Carlos Gomes; Corredor Ciclável entre o Centro de Ílhavo e a Zona Industrial da Mota (PAMUS – Percurso 1); Corredor Ciclável entre o Centro de Ílhavo e o Nó da Avenida dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré (PAMUS - Percurso 2); Requalificação da Frente Ria na Gafanha de Aquém; e a Requalificação do Parque da Malhada.

As comemorações ficaram concluídas com a visita ao Parque de Lazer da Murteira, na Vista Alegre, permitindo avaliar novos projetos que valorizem e dinamizem aquele importante espaço público da Freguesia.

Obras em curso e a iniciar: Rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais - Gafanha de Aquém (CMI/AdRA): 1.792.168,50 euros; Cento para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar e Loja Social - Reabilitação do Antigo Quartel dos Bombeiros (PEDU): 1.429.728,00 euros; Área de Acolhimento Empresarial 4.0, na Gafanha de Aquém (Centro 2020): 484.626,29 euros; Requalificação dos Acessos e Zona Verde junto ao CIEMar (PEDU): 368.367,95 euros; Requalificação do Bairro dos Pescadores (PEDU): 623.459,42 euros; Requalificação do Espaço Urbano Central - Jardim Henriqueta Maia (PEDU): 1.482.970,11 euros; Requalificação da Rua João Carlos Gomes (PEDU): 260.025,00 euros; Corredor Ciclável entre o Centro de Ílhavo e a Zona Industrial da Mota, Gafanha da Encarnação (PAMUS - Percurso 1): 224.720,00 euros; Corredor Ciclável entre o Centro de Ílhavo e a Avenida dos Bacalhoeiros, Gafanha da Nazaré (PAMUS - Percurso 2): 262.880,00 euros; Arranjos Urbanísticos no Município - Requalificação da Frente Ria, na Gafanha de Aquém: 103.880,00 euros.

Obra a concurso: Requalificação do Parque da Malhada (PEDU): 665.700,33 euros.

O valor total do Investimento é de 7.698.525,63 euros.