Alimentação com mais peso que os transportes na pegada ecológica de Ílhavo.

2022-02-17 08:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo quer deixar de ser o terceiro município com maior pegada ecológica na região de Aveiro.

No dia em que entregou as 29 bandeiras verdes eco-escolas, o autarca de Ílhavo desafiou as Juntas da Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo a candidatarem-se ao estatuto de eco freguesias.

E desafiou os alunos das escolas a cuidarem de levar a mensagem às famílias para uma gradual redução do lixo produzido, aumento de separação e maximização do uso do ecocentro onde pode ser feita uma deposição seletiva.

João Campolargo diz que além de cuidar do ambiente e do planeta é possível ganhar em poupança e com esse dinheiro apostar em projetos que acentuem a qualidade de vida (com áudio)

Na cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022, marcaram presença o líder do Movimento ambientalista “Não lixes”, Joca Paiva, e duas participantes ativas no projeto Eco-Escolas do Município de Ílhavo.

Participaram a jovem repórter de Ambiente, Catarina Semedo, e a jornalista e cientista na área das alterações climáticas, Mónica Ribau.

Da universidade chega a mensagem para a aposta na reflorestação e na redução de consumos.

A alimentação é, hoje, em Ílhavo, o grande contribuinte para os desequilíbrios na pegada ecológica, com um peso de 30%, acima da pegada que resulta dos transportes.

Mónica Ribau refere que os dados são claros (com áudio)

O ativista Joca Paiva, do movimento Não Lixes, admite que as escolas são elemento chave na mudança. Sobretudo pela forma como chegam às famílias.

E as mensagens vão para a ida dos alunos para as escolas em grupo deixando os carros em casa, recorrendo ao cantil para as bebidas e a deposição de beatas em local próprio.

Três ideias que Joca quer ver aplicadas (com áudio)

No ano letivo 2020/2021, o Município de Ílhavo garantiu 29 Eco-Escolas galardoadas em 31 inscritas (entre estabelecimentos de ensino e instituições) pelas suas boas práticas ambientais, representam mais de 90% de taxa de sucesso.

Este resultado contribui para o Município de Ílhavo renovar o estatuto de Eco Município, pelo quinto ano consecutivo.