Universidade de Aveiro garante laboratório para seguir na liderança da transição digital.

2021-11-16 10:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um tempo novo que abre inúmeras perspetivas à colaboração da Universidade de Aveiro e das áreas de investigação às empresas e ao futuro da tecnologia digital.

Universidade de Aveiro, Huawei e Instituto de Telecomunicações inauguraram, esta quarta, em Aveiro, o laboratório 5GAIner, um projeto que combina a experiência global da Huawei em tecnologia e o know how de duas instituições do Sistema Científico-Tecnológico Nacional.

Vai disponibilizar meios tecnológicos de importância relevante para a comunidade académica, para a economia e para o ecossistema de inovação nacional.

O reitor Paulo Jorge Ferreira destacou a importância do momento.

Aveiro que já tem tradição nas telecomunicações vai continuar na crista da onda (com áudio)

Esta infraestrutura está a ser implementada no seguimento do protocolo assinado em 2020, entre as três instituições, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento e experimentação de soluções no contexto das redes de quinta geração e novas ferramentas de Inteligência Artificial.

Permite testar soluções tecnológicas avançadas, assim como a exploração da infraestrutura para fins educacionais, formando uma nova geração de engenheiros, em sintonia com o potencial da sociedade digital wireless.

Tony Li, CEO Huawei Portugal, assegura que se trata de uma aposta na universalização da tecnologia para que possa chegar a todas as famílias (com áudio)

O 5G + IA Networks Reliability Center estará à disposição da comunidade académica e científica nacional, bem como do ecossistema de empreendedorismo e inovação, prevendo-se que, numa fase posterior, seja possibilitado o acesso a esta infraestrutura de I&D por parte de stakeholders internacionais.

Manuel Heitor destaca a capacidade demonstrada pela Universidade de Aveiro para captar a atenção do gigante chinês de telecomunicações.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior gosta da ideia de ver as universidades como centros de saber e os campus como centros de experimentação (com áudio)