Ubiwhere acolhe eventos internacionais focados em tecnologia para a saúde e energia.

2022-05-24 07:48

Categoria: 

Concelho: 

A Ubiwhere acolhe eventos internacionais focados em projetos de saúde mental e de desenvolvimento tecnológico de 5G.

A partir de hoje e durante três dias, a tecnológica aveirense (na foto) acolhe dois eventos relacionados com dois projetos de inovação e investigação, na sua sede em Aveiro.

Um dos eventos será centrado no projeto TeNDER e o outro terá como destaque o projeto Smart5Grid.

Estas iniciativas - Assembleias Gerais e Reuniões Técnicas - contarão com a presença de elementos dos consórcios dos projetos envolvidos.

O TeNDER - affecTive basEd iNtegrateD carE for betteR Quality of Life - é um projeto multissetorial financiado pelo programa da União Europeia, Horizon 2020, que tem como foco a Investigação e a Inovação.

O projeto TeNDER tem como missão desenvolver um modelo de cuidados integrados para gerir a multimorbilidade em pacientes com doença de Alzheimer, bem como outras formas de demência, doença de Parkinson e doenças cardiovasculares.

O consórcio deste projeto inovador é composto por diversas entidades internacionais oriundas de Espanha, Itália, Portugal, Eslovénia, Grécia, Bélgica e Alemanha.

Quanto ao Smart5Grid, este projeto pretende identificar os requisitos de alto nível para uma rede de comunicação que permitirá a construção de redes inteligentes inovadoras e de alto desempenho e procura revolucionar a indústria energética através da instalação experimental e aberta de 5G, apoiando a integração, teste e validação de novos e já existentes serviços 5G e NetApps de terceiros, como PMEs e programadores profissionais.

Além disso, a fim de fornecer às empresas a oportunidade de acelerar o seu crescimento na vertical energética de alto impacto, a Smart5Grid fornece um repositório de acesso aberto da NetApp, apoio de aprovisionamento e assistência a terceiros através de um roteiro de experimentação digno de confiança.

O consórcio do Smart5Grid é constituído também por diversas entidades internacionais de países como Itália, Grécia, Bulgária, Espanha, Chipre, Bélgica e Portugal.