Teka cresce acima das expetativas e fatura perto de 100 milhões em 2021.

2022-02-22 07:50

Categoria: 

Concelho: 

A Teka Portugal atingiu uma faturação de quase 100 milhões de euros em 2021.

Confirmado o crescimento mesmo em tempo de pandemia e a retoma da atividade económica.

Stefan Hoetzl, CEO do Grupo Teka, afirma que “o negócio se desenrola com muita força em quase todas as áreas geográficas”.

O impressionante desenvolvimento comercial dentro do grupo alemão - na América, Espanha, Portugal, França e Alemanha, entre outros - representou um crescimento consolidado das vendas no final do terceiro trimestre de 23% face a 2020 e um aumento em dois dígitos face a 2019, evidenciando um reforço da liderança, também, no mercado global de eletrodomésticos.

Destaca-se ainda o lucro operacional do grupo que aumentou, no mesmo período, 62% em relação a 2020 e 46% em relação a 2019.

A empresa comercializa os seus produtos em mais de 150 países, nos cinco continentes, nos quais possui 10 fábricas na Europa, Ásia, e América, 35 hubs de distribuição e 6 centros de investigação e excelência.

Também em Portugal, e apesar dos tempos de pandemia, que ainda se fazem sentir, a empresa conseguiu superar-se, por mais um ano.

À chegada do final de 2021, atingiu os seus objetivos de inovação e crescimento no mercado, prosperando em volume de negócios num total de 99 milhões de euros, mais de 57 milhões feitos no mercado nacional.

Luís Leitão, Diretor de Vendas da Teka Portugal, explica que a resiliência foi determinante.

“Foi com resiliência, agilidade, criatividade e muita inovação que conseguimos prosperar num dos momentos mais delicados para a economia global e que assumimos com muita satisfação que temos as ferramentas necessárias para continuar em crescimento”.

A Teka registou um crescimento das vendas no mercado nacional de 17%, fechando o ano bastante acima do cenário mais otimista traçado.

Nestes resultados destaca-se a quota de mercado ocupada pela Teka, que cresceu 10% no mercado, detendo cerca de 25% do mercado de encastre, o que simbolicamente significa que 1 em cada 4 eletrodomésticos de encastre – fornos, placas e exaustores -, vendido em Portugal, é Teka.

Foi necessário contratar mais trabalhadores e 2021 registou um acréscimo de 25% em relação ao ano anterior. A Teka contou em média com 460 colaboradores em 2021.

Foram também anos de lançamento de novos produtos para o mercado.

A empresa da Gafanha da Encarnação diz que não vai parar e já prepara novos produtos e a aposta na conetividade.

O Grupo Teka é uma multinacional alemã e está em Portugal, desde 1978, com uma das mais importantes unidades comerciais e fabris do grupo TEKA.