Techdays na rua em Aveiro.

2020-10-12 07:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Semana da Tecnologia arranca esta segunda para vários eventos ligados a esta temática.

De 12 a 18 de outubro, a cidade de Aveiro volta a receber a Aveiro Tech Week que este ano acontece um pouco por toda a cidade.

As ruas do centro vão, por isso, ter o acesso ao trânsito condicionado, para que se possa circular em segurança em todos os locais que recebem o evento.

A Avenida Lourenço Peixinho e a sua paralela Rua Agostinho Pinheiro vão receber a demonstração da start-up EVA Drones.

O Mercado José Estêvão / Cais dos Botirões vão ser o palco da demonstração das start-ups Youship e Biometrica e o Mercado Manuel Firmino e a Passadeira do Largo do Mercado vão ter a decorrer a demonstração do Instituto de Telecomunicações.

O evento aposta, ainda, nas transmissões em direto para quem não puder estar na cidade (https://techweek.aveirotechcity.pt/).

Esta é uma semana que tem o selo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da marca Aveiro Tech City.

Criatech, Techdays Aveiro e Prisma são os três certames na agenda.

O Criatech, entre 12 e 18 de outubro, estabelece um diálogo entre a criatividade digital, a tecnologia e o património histórico da cidade.

O Techdays Aveiro está na 6.ª edição deixa de estar fechado e estende-se até ao centro da Cidade de Aveiro com uma nova configuração resultante do crescimento e sucesso das edições anteriores.

Esta edição do Techdays dará visibilidade à importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Além de talks sobre os temas mais atuais na área da inovação e tecnologia, esperam-se muitas novidades, como os workshops, demonstrações e as atividades de promoção da educação, em particular das competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths), e uma área reforçada de gaming.

A Cidade abre-se aos visitantes da semana como palco para apresentação, exibição e exploração de novos conceitos e projetos trazidos pelos parceiros da iniciativa, aos quais se vão juntar as demonstrações desenvolvidas pelos projetos finalistas do concurso Aveiro 5G Challenges e dos projetos do concurso Aveiro Urban Challenges.

No Prisma / Art Ligh Tech, na segunda edição, nos dias 16 e 17 de outubro, destaque para o uso da luz como matéria-prima, criando um roteiro de obras artísticas no espaço público.

Também organizado pelo Teatro Aveirense, este festival combina diversas obras de arte contemporânea, entre projeções, instalações e peças de som e luz, apresentadas em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de referência internacional.

Ribau Esteves afirma tratar-se de uma semana importante para ligar pessoas e tecnologia (com áudio)