Startup do PCI lidera projeto finalista do Portugal FinLab.

2022-11-11 17:18

Categoria: 

Concelho: 

A Learning2Trading, startup portuguesa que integra o ecossistema da Universidade de Aveiro Incubator, lidera um projeto finalista do Portugal FinLab.

Esta é uma startup criada com o propósito contribuir para democratizar os mercados financeiros, promover o crescimento económico sustentável e o bem-estar social de forma simples, segura e responsável.

O Portugal FinLab é um hub de Inovação do setor financeiro que agrega Startups e instituições incumbentes com as entidades portugueses de regulação e supervisão financeira: Banco de Portugal (BdP), Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Tem como principal objetivo prestar apoio às Fintechs sobre como navegar e operar no sistema regulatório.

O projecto Art2Trading com o sistema AI robo-advisor, que automatiza investimentos financeiros de acordo com o perfil do investidor, é um dos 5 projetos selecionados da 4ª edição do Portugal FinLab.

Nesta edição do Portugal FinLab 4 referente ao ano de 2022, foram selecionados apenas 5 projetos para serem acompanhados pelas entidades reguladoras e de supervisão, de acordo com a especificidade de cada projeto.

A Art2Trading, como se enquadra na área dos mercados financeiros, será acompanhada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entidade que regula e fiscaliza em Portugal os mercados de instrumentos financeiros, assim como os agentes que neles atuam.

Após essa fase de seleção, foi realizada uma análise mais completa ao projeto pela CMVM com o objetivo de identificar todas as ações necessárias para o cumprimento das normas regulatórias portuguesas e europeias em vigor, e foi emitido um relatório a Art2Trading com orientações regulatórias.

Situação que permitirá à Art2Trading avançar para uma nova etapa, a de adequação do serviço AI Robo-Advisor à legislação financeira e colocar esta oferta no mercado.

O sistema AI robo-advisor tem por finalidade simplificar a vida de quem pretende investir no mercado financeiro, de forma segura e rentável.

O investidor começa a interagir com uma aplicação digital de forma a poder ser identificado o seu perfil e o objetivo financeiro que pretende alcançar, assim como o montante de investimento inicial previsto, e em função do seu perfil de risco e classes de ativos de interesse, com base no histórico dos resultados obtidos, vê a projeção do tempo necessário para atingir a sua meta.

Se as projeções estiverem de acordo com as expectativas, cabe ao AI Robo-Advisor assumir os comandos da negociação de forma a identificar as melhores oportunidades de investimento (maior probabilidade de êxito com menor risco).

Sempre com a monitorização permanente de objetivos e possíveis desvios, assim como, mantendo sempre o utilizador um total controlo sobre o sistema automático.

Um dos marcos da Art2Trading foi o acerto da previsão da cotação máxima e fim da tendência de alta, para a 2ª principal criptomoeda, o Ethereum, apresentada no ano passado durante a WebSummit.