Start-up de Sever do Vouga vai apresentar soluções formativas inovadoras no campo da soldadura.

2016-09-02 10:47

Categoria: 

Concelho: 

Aumentar o número de soldadores qualificados numa região onde as Indústrias Metalúrgica e Metalomecânica se debatem com a falta de mão-de-obra especializada é um dos contributos que a Master Welding Solutions pretende dar através de uma solução formativa com recurso a simuladores de realidade virtual aumentada.

Criada por uma equipa de jovens engenheiros, com conhecimento consolidado na Indústria Metalomecânica e Energética, a start up assenta a sua linha de atuação nas áreas de Engenharia, Inspeção e Formação.

Os simuladores, bem como os restantes serviços da empresa, serão apresentados no dia 16 de Setembro, pelas 18h00, no VougaPark-Centro de Inovação, em Sever do Vouga, onde a MWS tem a sua sede.

A empresa garante que uma das vantagens do método é a redução em mais de 50% do tempo e do material necessário para formar um soldador. O equipamento permite ao formando, num ambiente de realidade virtual aumentada, adquirir conhecimentos práticos de uma forma segura, não intrusiva e interativa.

“Os formandos familiarizam-se com os procedimentos e aprendem a ter um maior controlo dos ângulos de trabalho, parâmetros elétricos, velocidade de avanço e, no final, através de um rating que regista os resultados em tempo real, sabem qual foi a sua avaliação e onde estão localizados os erros de forma a corrigi-los. É uma forma de aprender mais dinâmica e atrativa”, explicam os sócios fundadores David Cavaleiro e Pax Rocha, acrescentando que “conseguir técnicos qualificados é uma das dificuldades sentidas pelas empresas da Indústria Metalomecânica da região”.

Com esta tecnologia, a MWS pretende “aumentar o número de pessoas qualificadas e potenciar o desempenho do tecido empresarial”, asseguram.

Esta empresa enquadra-se no espírito do VougaPark que procura soluções para responder às empresas de metalomecânica da região em contratar mão-de-obra qualificada.

“Dentro das áreas estratégicas do VougaPark, que passam pela Metalomência, Agronegócio e Floresta, Desporto e Aventura, Saúde e Bem-Estar, a MWS é um projeto âncora na área da Formação Metalomecânica. É uma mais-valia para a região na medida que vem dar resposta a uma questão antiga do nosso tecido empresarial: ter acesso à mão-de-obra qualificada, em especial na soldadura”, refere Andreia Fonseca, diretora de operações do VougaPark-Centro de Inovação, sublinhando que “com esta solução, as empresas conseguem reduzir em mais de 50% os custos relacionados com a formação, o que permite aumentar a competitividade do nosso tecido empresarial”.