Sistema inovador para a produção de tomate em estufa sem solo e em circuito fechado é apresentado esta semana.

2020-09-15 17:09

Categoria: 

Concelho: 

A Terraguar, empresa representante da New Growing Systems (NGS), vai realizar na próxima quinta-feira, dia 17 de Setembro de 2020 na empresa Horto Descanso, Lda em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, uma "demonstração do ensaio de campo realizado com a cultura do tomate, num sistema inovador em Portugal".

O Sistema NGS "funciona sem qualquer tipo de substrato, ou solo, e em circuito fechado o que significa que a água e os nutrientes fornecidos às plantas são totalmente reutilizados pela cultura, reduzindo desta forma, a emissão de água e fertilizantes para o meio ambiente, a contaminação do solo e dos lençóis freáticos".

Com este sistema de produção, "verificamos que existe uma poupança de mais de 60% de água de rega, uma gestão mais eficiente dos nutrientes, eliminação de produtos fitofarmacêuticos (herbicidas, pesticidas e fungicidas) e a obtenção de produtos hortícolas totalmente seguros e de elevada qualidade".

Fica demonstrado que este sistema inovador "é a solução segura e eficaz para a produção de alimentos seguros (resíduo zero) e a resposta responsável aos problemas que temos vindo a enfrentar relativos à escassez da água de rega e a poluição do meio ambiente e permite antecipar o período de oferta dos produtos".

A New Growing Systems, S.L é uma empresa que há mais de 30 anos se tem dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas que permitam dar resposta às necessidades da agricultura intensiva e à escassez de água em regiões áridas e semiáridas do planeta. A Horto Descanso, Lda é uma empresa que se dedica à produção e comércio de produtos hortícolas e frutícolas da região Oeste. A Terraguar, representante da NGS, é uma empresa que se tem dedicado ao desenvolvimento de bio produtos e sistemas inovadores para a agricultura e à prestação de assistência técnica e consultoria internacional em sistemas especializados de produção agrícola.