Sever: Rota da vitela e da lampreia regressa em Março.

2018-02-15 08:32

Categoria: 

Concelho: 

Dois pratos fortes da cozinha tradicional severense voltam a encontrar-se à mesa dos restaurantes, entre os dias 3 e 11 de março, durante a Rota da Lampreia e da Vitela.

Promover e divulgar Sever do Vouga, contribuindo para a dinamização económica e cultural, através da valorização de produtos locais, é o objetivo da iniciativa, que vai na sua XVIII edição.

Dando continuidade à parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Sever do Vouga e com a colaboração da Entidade Regional da Turismo Centro de Portugal, a Confraria Gastronómica de Sever do Vouga organiza a rota que, este ano, conta com seis restaurantes aderentes: “Santiago”, “Quinta do Barco”, “Quinta Nova”, nas margens do rio Vouga, “O Cortiço” e “O Vitorino”, no centro da vila, e ainda o “Café Restaurante Cortiço”, em Cedrim.

A lampreia continua a ocupar um lugar de destaque na gastronomia da região e a rota é uma oportunidade para os apreciadores da boa mesa que poderão experimentar os seus diferentes modos de confeção como o “arroz de lampreia” ou “lampreia à bordalesa”. A vitela é uma “marca” mais tradicional e disponível ao longo do ano.

Trata-se de uma iniciativa, como explica a Câmara Municipal, que tem vindo a “renovar a sua importância enquanto produto turístico e vai ao encontro do desenvolvimento estratégico do concelho, em que a gastronomia conduz à descoberta de outras potencialidades”.

“São exemplo disso as paisagens naturais, em que os rios e quedas de água convidam ao descanso e à aventura, o património histórico, com destaque para os monumentos megalíticos que constituem um verdadeiro museu ao ar livre, e ainda o património cultural que pode ser explorado numa visita à Casa do Artesão ou ao Museu Municipal”.

A Rota arranca, no dia 3 de março, com a realização do XI Capítulo da Confraria Gastronómica de Sever do Vouga em que serão entronizados novos confrades (honorários e cavaleiros).

Depois da concentração (9h30) para a tradicional foto da família confrádica, nas escadarias da Câmara Municipal, os confrades irão desfilar pela avenida principal da vila de Sever do Vouga anunciando o certame que tem início marcado para as 10h15, no Centro das Artes e do Espectáculo.

Naquele espaço poderão provar os sabores regionais numa degustação a cargo da Chef Alice Bruçó, do restaurante “Quinta do Barco”. Receitas dos tempos das avós como as papas carolas e feijoada no forno e outras igualmente típicas como rojões da tripa, morcela e mão de vaca com grão são algumas das especialidades que serão servidas.

Pelas 11h00, decorre a abertura oficial da rota, com a cerimónia de entronização e bênção das bandeiras. Este ano, o almoço dos confrades tem lugar no restaurante “O Vitorino”, no centro da vila.