Sever: Feira do Mirtilo com regras mais apertadas.

2021-06-25 13:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Sever do Vouga não deixou cair a feira do mirtilo e mesmo em tempo de pandemia avança para um fim de semana com atividades alusivas a este produto.

A 13ª “Feira Nacional do Mirtilo” surge adaptada aos tempos de pandemia em formato mais reduzido.

Funciona entre as 10h e as 20h no Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga.

A 13ª edição deste evento terá uma dinâmica diferente das anteriores por forma a cumprir todas as normas aconselhadas pela DGS.

A entrada é livre, mas controlada, o uso de máscara obrigatório, bem como a higienização das mãos à entrada e o cumprimento dos circuitos para circulação definidos pela organização.

Como habitualmente, o visitante poderá adquirir e degustar mirtilos de Sever do Vouga e todos os seus derivados tais como compotas, licores, doces, gelados, infusões, entre outras iguarias, das duas dezenas de expositores.

Este ano, a Feira Nacional do Mirtilo irá conjugar a componente presencial do evento com atividades online.

Por forma a evitar concentrações de visitantes, a organização retirou do programa a animação noturna e optou por animação de rua pelo espaço do evento e pelo centro da vila.

Por questões de segurança, não haverá a área infantil e os showcookings e as palestras técnicas serão realizadas em formato online.

Uma das atividades que se mantém é a apanha do mirtilo cujas inscrições serão limitadas.

Nesta 13ª edição, a Câmara Municipal de Sever do Vouga optou por convidar para expositores apenas produtores e artesãos do concelho.

Atenta às dificuldades que a pandemia provocou também nestas áreas de atividade, o município entendeu não cobrar este ano qualquer valor aos expositores.

Outra ferramenta que o Município está a desenvolver para apoiar produtores de mirtilos e artesãos do concelho passa por uma plataforma online onde estes poderão colocar os seus produtos à venda, disponível em www.capitaldomirtilo.pt.

Para António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, “era imperativo para a nossa economia local voltar-se a realizar esta feira nacional, embora num formato mais reduzido e mais limitado devido à pandemia”.

O edil refere ainda que a câmara está “na linha da frente no apoio aos produtores locais e a isenção das taxas de ocupação é um sinal claro desta política do seu executivo”.