Roteiro de capacitação digital vai estar em Aveiro no próximo dia 26 de Janeiro.

2023-01-19 11:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital vai estar em Aveiro, no próximo dia 26 de janeiro, com um programa dedicado às Smart Cities.

A sessão vai decorrer na Universidade de Aveiro, entre as 9h00 e as 16h00, e vai contar com a participação do Reitor, da coordenadora do programa e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, na sessão de abertura.

O programa inclui uma sessão de apresentação de várias iniciativas apoiadas pelo INCoDe.2030 que, por todo o país, se dedicam à promoção das competências digitais.

Conta ainda com um debate sobre a importância destas competências numa cidade inteligente e uma apresentação de vários projetos dedicados ao digital da Região de Aveiro.

Haverá encontros de trabalho presenciais sobre programas de iniciação ao digital, Boas Práticas de Cibersegurança e sobre o uso da App SNS24 e a gestão da conta pessoal.

O programa Engenheiras Por Um Dia promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

E há uma aula em Pensamento Computacional, promovida pela associação ENSICO, que incentiva o pensamento computacional dos jovens através de um caderno que lhes permite compreender os conceitos que se encontram por detrás de um computador.

Ao final da manhã são apresentados resultados de projeto piloto e a tarde ficará para mesas redondas com especialistas sobre competências digitais numa cidade inteligente e sobre iniciativas locais com participação de empresas aveirenses especializadas nesta área e já com presença internacional e várias cidades.

O INCoDe.2030 tem como objetivo contribuir, a nível nacional, para a promoção e capacitação das competências digitais da população em toda a sua diversidade.

Aveiro é a sexta cidade do país a receber uma sessão deste Roteiro, depois de passagens por Sines, São Miguel, Castelo Branco, Coimbra e Santarém, que receberam, respetivamente, sessões dedicadas aos temas da Cibersegurança, do Mar, da Cidadania e Soberania Digital, da Educação e da Saúde.