Renato Almeida continua como presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada.

2021-11-23 14:22

Categoria: 

Concelho: 

Renato Almeida, da empresa Volumes ao Cubo, foi reconduzido como presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada para o próximo triénio.

A tomada de posse concretizou-se, esta segunda, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

O dirigente empossado reforçou a ideia das dificuldades das empresas durante estes últimos dois anos devido à pandemia de COVID-19, referindo a “importância das medidas dos municípios para minimizar essas mesmas dificuldades”.

O presidente da ACIB fez um balanço do anterior mandato, explicando que existiu “reorganização dos serviços da Associação” como ponte para uma estrutura mais “eficaz” e “eficiente”.

A ACIB quer “tornar-se um elo de ligação para resolver os problemas e as necessidades das empresas”.

Antes da tomada de posse realizou-se uma palestra sobre a recuperação de negócios no Pós-Pandemia.

Florbela Borges, Managing Director da Multidados, apresentou as conclusões de um estudo sobre a reação de empresas e consumidores aos efeitos da pandemia e às expectativas do regresso à actividade social e económica.

Este estudo incidiu sobre seis sectores que se identificaram como os que sofreram maior impacto em tempos de pandemia (Hotelaria, Viagens, Restauração, Retalho não Alimentar, Eventos e Transporte / Logística).

Das conclusões do estudo destacam-se a adesão massiva a apoios por parte das empresas inquiridas, sendo que esses apoios foram “considerados manifestamente insuficientes”. Do lado das empresas, o volume de negócios reduziu-se drasticamente, o que corresponde a uma significativa redução do consumo.

Do lado dos consumidores, destaca-se o facto de 36,1% afirmarem que a economia do país irá demorar dois anos a recuperar.

Jorge Pato, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, e Jorge Sampaio, vice de Anadia, destacaram medidas dos municípios para apoiar as empresas e famílias.

De acordo com o autarca de Oliveira do Bairro, foram apoiadas 74 empresas, o que garantiu cerca de 140 postos de trabalhos no concelho.

 

foto: ACIB