Região de Aveiro com 18 empresas de crescimento rápido.

2022-06-15 09:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A região de Aveiro, com 18 empresas de crescimento rápido, lidera entre as sub-regiões da região Centro em mais uma lista anual da CCDRC.

A região Centro conta com 91 empresas Gazela, que empregam 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações.

Conclusões do último estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) sobre as empresas Gazela existentes na região Centro em 2021, com base em informação económica disponível para 2020.

São empresas jovens que num curto espaço de tempo apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.

São uma reduzida percentagem do universo das empresas, mas estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se, também pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.

Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, sublinha que “num ano que pôs à prova a resiliência das empresas, é com grande satisfação que observamos que a região Centro tem, uma vez mais, um número muito relevante de empresas Gazela, que muito têm contribuído para o crescimento da economia regional, reforçando fortemente a inovação, a atratividade e a competitividade da região Centro”.

Com estas 91 empresas, passa para 588 o número de empresas que, ao longo destes últimos dez anos, conseguiram esta distinção, que destaca as suas capacidades de criar emprego, dinamizar o mercado e potenciar o desenvolvimento económico.

Quanto à distribuição por Municípios, destacam-se os concelhos de Leiria (10) e Coimbra (6), seguidos pelos municípios de Aveiro, Ovar, Torres Vedras e Viseu (com 5 empresas cada).

Com quatro e três empresas gazela, surgem, respetivamente, os municípios de Águeda (4), Castelo Branco (3) e Covilhã (3).

Em termos sub-regionais, destacam-se os territórios correspondentes às NUTS III da Região de Aveiro (18), Região de Coimbra (17), Região de Leiria (14) e o Oeste (13).

No final de 2021, 36 das 91 empresas Gazela tinham apresentado um total de 81 candidaturas aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020.

Destas, 73% foram enquadradas no Programa Operacional Regional - Centro 2020.

Em termos de projetos aprovados, as 36 empresas Gazela que se candidataram aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020 estão já a ser apoiadas na totalidade das 81 candidaturas (que representam 42 milhões de euros de incentivo).