Prio e Carris estudam performance de biocombustíveis em autocarros.

2022-06-14 11:08

Categoria: 

Concelho: 

A PRIO e a Carris unidos na operação Beato Biobus, integrada no projeto Hub Criativo do Beato Living Lab, arrancaram com a sua implementação para promover a sustentabilidade e a economia circular na mobilidade ao Hub Criativo do Beato e comunidade envolvente.

O objetivo do projeto é a produção de biodiesel para autocarros a partir de óleos alimentares usados recolhidos em locais selecionados das freguesias da zona Oriental de Lisboa, criando uma carreira movida a ‘Zero Diesel’.

O caso de Lisboa vai ser monitorizado e pode ser replicado noutras zonas do país.

Oleões inteligentes foram distribuídos em 10 escolas e lançada a 1ª edição do Concurso Escolar Beato Biobus.

O arranque desta iniciativa contou com a presença da responsável da PRIO que procurou chegar a todos os alunos com a mensagem da importância para o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados.

Esta operação foi lançada no segundo semestre de 2021, permitindo potenciar a utilização de um combustível desenvolvido pela PRIO na Fábrica de Biocombustíveis no porto de Aveiro em vários autocarros da empresa que opera na área metropolitana de Lisboa.

Este combustível, produzido inteiramente através de matérias-primas residuais, que permite reduzir em 84% as emissões de gases com efeito de estufa dos tradicionais combustíveis fósseis, não sendo necessário efetuar qualquer alteração aos motores.

O Beato Biobus, num conjunto de 9 operações, faz parte da estratégia de transformação do Hub Criativo do Beato num smart campus com vista à implementação de estratégias urbanas para a sua sustentabilidade e resiliência ambiental.

Este laboratório-vivo, o Hub Criativo do Beato Living Lab, é um projeto promovido pela Startup Lisboa, com a direção técnica da Lisboa E-Nova, e que integra o Aviso #4, Programa Ambiente, lançado pelo EEA Grants.

Pedro Bogas, Presidente do Conselho de Administração da CARRIS, afirma confiança no projeto.

“É um caso notável de economia circular, numa altura em que a importância de reduzir as importações de petróleo e as emissões de Gases com Efeito de Estufa não podiam estar mais na ordem do dia.”

Para Anabela Antunes, COO da PRIO Bio, Membro da Comissão Executiva PRIO, este é mais um passo na afirmação do uso de biodiesel.

“É muito relevante o contributo das matérias-primas residuais para a produção de biocombustíveis e é importante sensibilizar o cidadão para a importância da recolha dos óleos alimentares usados, contribuindo assim para a mobilidade sustentável e potenciando a economia circular.”