Porto de Aveiro pela primeira vez na lista dos quatro maiores portos nacionais.

2020-03-28 10:16

Categoria: 

Concelho: 

Arranque de ano difícil para os portos nacionais mas com Aveiro a atenuar as perdas e a subir ao quarto lugar entre os cinco maiores portos nacionais.

Pela primeira vez, o porto de Aveiro sobe ao quarto lugar do ranking de portos nacionais.

Dados de Janeiro revelam que o movimento de mercadorias nos portos do Continente caiu 9,7%.

Entre os principais, só Leixões cresceu e Aveiro ultrapassou Setúbal.

Segundo dados do relatório de acompanhamento da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, os portos processaram 7,5 milhões de toneladas com Sines a manter a dianteira de forma destacada mas com quebra de 16,8%. Ainda assim tem uma quota de mercado de cerca de 50%.

Leixões cresceu e mantém a segunda posição com quota de 24%, Lisboa registou quebra de 17,3% (quota de 10,6%) e Aveiro com quebra de 1,3% atinge uma quota nacional de 6,4% e ultrapassou o Porto de Setúbal que perdeu 17,7% (quota de 5,9%).

A Carga Contentorizada e o Carvão em Sines, a par dos Produtos Agrícolas em Lisboa e em Aveiro representam 79,8% do total das quebras registadas.

“Já o Petróleo Bruto e os Produtos Petrolíferos, em Sines e Leixões, e ainda nos Outros Granéis Sólidos, em Aveiro, foram responsáveis por acréscimos na ordem dos +590,7 mil toneladas no seu conjunto (80,3% do volume total de variações positivas)”, adianta o relatório.