Pedro Proença assina peças da Vista Alegre.

2021-10-06 14:37

Categoria: 

Concelho: 

A Vista Alegre, centenária marca portuguesa de Porcelana, Cristal e Vidro, dá continuidade ao Projeto Artistas Contemporâneos com a através da 22.ª peça já disponível no mercado.

Pedro Proença, artista convidado e autor desta criação, e a Vista Alegre, enquanto empresa produtora, pretendem prestar uma homenagem à vertente quase caligráfica das porcelanas chinesas, bem como à sua decoração exuberante.

Pedro Proença é um artista nascido em Angola, ligado às Belas Artes e à Escrita, e um dos cofundadores do grupo Homeostético, movimento que surgiu em Lisboa em 1982, reunindo diversas outras personalidades do meio artístico.

As duas jarras da coleção “Chinoiseries” exibem um estilo exuberante assente numa paleta recheada de cores, desenhado de um modo lúdico, através de figuras, vasos, folhas, frutos, animais, pérolas, plumas e outros elementos, que replicam a riqueza ornamental das peças originais.

As jarras criadas por Pedro Proença para este projeto da Vista Alegre, aludem, cada uma, a dois clássicos poetas chineses, Du Fu e Li Bai, caracterizados pelo estilo direto, espontâneo e meditativo, revestindo de maior simbolismo esta celebração da cultura oriental.

Numeradas e limitadas a 500 exemplares, cada uma das jarras é acompanhada por um certificado que atesta e garante a sua autenticidade, tornando-as, assim, ainda mais exclusivas e que vão fazer a delícia dos apreciadores da Vista Alegre, à escala global.

Eduardo Nery, Pedro Calapez, Nadir Afonso, Malangatana, Amadeo de Souza Cardoso, Pedro Quintas, Cabrita Reis, Almada Negreiros, Manuel Cargaleiro, Joana Vasconcelos, Júlio Resende, Graça Morais, Óscar Mariné, Mia Couto e Roberto Chichorro, são alguns dos nomes que integram o projeto, a que se junta, agora, também Pedro Proença.