Ovar: CCDRC entrega galardões a empresas de crescimento acelerado.

2022-06-21 08:05

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro promove, esta terça, dia 21 de junho, no Mercado Municipal de Ovar, a Gala das Empresas Gazela 2021.

Cerimónia ao final da tarde em reconhecimento às empresas da região centro do país.

A lista tinha sido apresentada na semana passada com 91 empresas Gazela, que empregam 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações. Das 91 empresas, 18 estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Aveiro: cinco em Aveiro, cinco em Ovar, quatro em Águeda, e uma em Albergaria-a-Velha, Anadia, Ílhavo e Vagos.

A CIM da Região de Aveiro é, assim, a NUTS III com maior número de empresas Gazela em 2021.

De acordo com os apuramentos efetuados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que pelo décimo ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, as empresas destacam-se pelo elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo triplicado as pessoas ao serviço entre 2017 e 2020, passando de 258 trabalhadores para 816 trabalhadores na CIM Região de Aveiro.

O volume de negócios destas 18 empresas cresceu cerca de cinco vezes entre 2017 e 2020, pois faturaram 11,4 milhões de euros em 2017 e 60,3 milhões de euros em 2020.

No universo apresentado, 14 das 18 empresas são de pequena dimensão, três são de média dimensão e uma é microempresa.

Sabe-se que 8 destas 18 empresas (44%) desenvolvem as suas atividades na indústria transformadora, que, em conjunto com as três das atividades de informação e de comunicação, as três no comércio e as duas no setor da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca, representam 90% das empresas Gazela da CIM Região de Aveiro.

No concelho de Ílhavo distingue-se a entidade gestora do Intermarché que opera no setor do retalho e que foi distinguida como empresa Gazela.

Em termos de distribuição geográfica estão disseminadas pelo território da CIM Região de Aveiro, repartindo-se por sete dos 11 municípios desta NUTS III: Aveiro (5), Ovar (5), Águeda (4), Albergaria-a-Velha, Anadia, Ílhavo e Vagos (uma, em cada).

A cerimónia decorre a partir das 19h30 com Salvador Malheiro (Autarca de Ovar) e Isabel Damasceno (presidente da CCDRC) e encerra com o discurso da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa (na foto).