“O terrível momento que atravessamos, tanto socialmente, como economicamente, deixa-nos a todos preocupados" - Confraria do Bacalhau.

2021-01-20 08:14

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O Grão Mestre da Confraria Gastronómica do Bacalhau já confirmou que não haverá capítulo gastronómico em 2021.

A data de celebração do 22º Aniversário da Confraria acaba por ditar uma forma mais reservada de fomentar o associativismo, a título individual mas sem o encontro de celebração tradicional.

“O nosso 22º aniversário este ano será invariavelmente diferente. Não realizaremos o nosso habitual capítulo, não entronizaremos novos confrades e não daremos um abraço fraterno e confrádico. No entanto, estaremos próximos de todos pelos laços que nos unem e nos mantêm sempre presentes. A amizade não tem preço, e não é este momento de fragilidade social que beliscará esse sentimento transversal a todos os confrades”.

João Madalena deixou uma mensagem de estímulo aos membros da confraria para que mantenham sua dedicação.

“Contudo, haverá certamente bacalhau na mesa de todos, num tributo claro ao fiel amigo. Assim, no dia do nosso aniversário, a 20 de janeiro, honraremos o momento da melhor forma que o sabemos fazer, a comer um bom bacalhau”.

As consequências da pandemia em diferentes setores está a marcar o ritmo na vida social de todos e de cada um.

E para a confraria do bacalhau há preocupações que decorrem da degradação económicauma vez que lida de perto com a promoção da fileira da pesca, da transformação e da restauração.

“O terrível momento que atravessamos, tanto socialmente, como economicamente, deixa-nos a todos preocupados. Preocupa-nos a saúde pública, as nossas famílias e os nossos amigos. Mas, também estamos muito preocupados com o tecido económico do setor, tanto na restauração, como na pesca, transformação e comercialização. Este contexto que vivemos hoje trará, invariavelmente, mazelas sociais e económicas no setor. Fazemos votos para que consigamos, todos juntos, ultrapassar este período com o menor impacto possível e para que o Bacalhau continue a ser uma das maiores marcas nacionais”.