"O Porto de Aveiro tem vocação essencialmente industrial" - Ana Paula Vitorino.

2017-11-27 10:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A ASM Industries avança com nova unidade de produção no Porto de Aveiro para estruturas offshore e o Porto de Aveiro assume a sua vocação como pilar do cluster ligado às energias renováveis oceânicas.

Esta unidade visa a construção de torres eólicas e fundações para aplicação offshore (em pleno mar). Depois de largos meses de negociação, Porto de Aveiro e empresa chegaram a acordo.

Ana Paula Vitorino, a Ministra do Mar, diz que o país precisa de agir e tomar decisões para ser consequente (com áudio).

A construção da nova infraestrutura industrial terá início em janeiro de 2018, e compreende uma área total de cerca de 72 mil m2 e a criação de 150 postos de trabalho.

Braga da Cruz, da administração do Porto de Aveiro, explica que se trata de uma aposta de futuro no momento em que o Porto continua a bater recordes.

“No que falta do ano continuaremos a elevar a fasquia com a ambição de pela primeira vez superar os 5 milhões de toneladas. Os sucessos não nos trazem descanso e por isso equacionamos novas áreas de negócio na Zona de Atividades Logísticas e industriais garantindo a ocupação de 7 dos seus 84 hectares”.

Quanto à empresa assume que estudou várias localizações para a unidade industrial, dentro e fora do país, e conclui que estava no Porto de Aveiro a reposta. Adelino Matos afirma que há condições para iniciar a laboração em 2019.

Este dia representa dois anos de trabalho quando lançámos o sonho e formalizamos a parceria com o Porto de Aveiro para os próximos 25 anos. Não foi um acordo fácil e linear mas conseguimos o entendimento. Para nós começa a contar o cronómetro. Em 70 semanas queremos estar a trabalhar o que poderá acontecer em Março de 2019”.

A nova fábrica do Grupo ASM, que ficará instalada na Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI), representa um investimento de 25 milhões de euros, oriundos de um cofinanciamento do programa Compete 2020 / Portugal 2020 / Fundos Europeus Estruturais e de Desenvolvimento da União Europeia.

Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, defende que o país deve apostar no investimento diferenciador e inovador. “No contexto europeu temos a dimensão que temos mas cada vez mais os industriais, o Governo e os cidadãos temos que dar as mãos para que a nossa pequenez se transforme num país desenvolvido, reconhecido e com uma história tão grande como já foi no passado. Acho estes passos que damos são passos para a marca portuguesa ser referência no mundo global”.

A reestruturação do Porto de Aveiro será executada pela APA, e prevê-se o início da produção de equipamentos na unidade exclusiva da ASM Offshore no primeiro quadrimestre de 2019.