Lotas em risco com greve dos trabalhadores da Docapesca.

2022-04-13 07:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os trabalhadores da Docapesca iniciaram, hoje, uma greve de três dias, a nível nacional, em defesa de aumentos salariais e da revisão do Acordo de Empresa.

Admite-se que esta greve nacional provoque dificuldades na operação das Lotas.

Sendo uma empresa do setor empresarial do Estado, a Docapesca necessita de autorização da tutela para efetivar aumentos salariais.

Depois de vários encontros nas últimas semanas e sem repostas concretas que respondessem às reivindicações, os trabalhadores assumiram a greve como recurso.

Paulo Lopes, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca (Simamevip) disse à agência Lusa que, após duas tentativas, na semana passada, para desbloquear o conflito, os trabalhadores da Docapesca mantiveram a greve para hoje, quinta-feira e sábado, porque a empresa não apresentou nenhuma proposta de valorização salarial.

O sindicato teve uma reunião com a Docapesca, mas a empresa alegou não ter "autorização do Governo para aumentar salários", propondo apenas um aumento de 0,50 euros no subsídio de alimentação e de 3% nas diuturnidades, o que foi considerado como "uma clara afronta aos trabalhadores".

Dependendo da adesão, admite-se que as lotas fiquem praticamente paralisadas.

 

texto: Terra Nova com Lusa