Inovaria mostra região de Aveiro a visitantes internacionais.

2023-05-09 12:35

Categoria: 

Concelho: 

A Inovaria recebeu mais uma Missão Internacional ao Ecossistema de Inovação Tecnológica da Região de Aveiro.

Ação que permitiu conhecer entidades, iniciativas, soluções e casos reais de aplicação de tecnologia em contexto urbano.

A comitiva internacional, constituída por convidados representantes de entidades internacionais de países como a Bélgica, o Brasil, a Bulgária, a Espanha, a Irlanda, os Países Baixos e a Polónia, que promovem a inovação, a tecnologia e o desenvolvimento dos territórios e comunidades, deu a conhecer a região.

Este grupo, que teve contacto com entidades congéneres da Região de Aveiro, incluiu clusters (CyBasque, GAIA, secpho, Sofia Knowledge City Cluster), entidades de educação e formação (Txorierri Politekniko Center, University of Antwerp), Cidades e Regiões (Amesterdam SmartCity, Prefeitura de Maceió, Smart Docklands, Smart Flanders Office, Sofia Municipality/Innovate Sofia), Associações e Iniciativas (BDCC - Basque District Of Culture and Creativity, Fórum Inova Cidades, Innovate.city, Zoom Global Smart Cities) e empresas (Absolute Systems, APIDNA, Paralax).

O programa de três dias, iniciou-se dia 2 de maio com a visita à Altice Labs, ao PCI - Creative Science Park – Aveiro Region e à Universidade de Aveiro.

Marcou também presença na Conferência “Encontro de Comunidades Digitais”, realizada no dia 3 de maio de 2023, no Centro de Artes de Águeda, que contou com um painel de oradores nacionais e internacionais e onde temas como "Governança das Comunidades", "Educação, Criatividade e Tecnologia", "Direitos Digitais" e "Mobilidade das Pessoas e dos Bits" foram apresentadas as melhores práticas e debatidos conceitos relacionados com as Comunidades Inteligentes na Europa e Brasil.

No dia 4 de maio, foram visitadas as entidades Wavecom, IT-Instituto de Telecomunicações, Lightenjin, Globaltronic e foi apresentada a iniciativa de modernização da iluminação públicas do Município de Vagos.

A Missão Inversa enquadra-se no Projeto Portuguese HUB ICT - financiado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e pelo FEDER – promovido pela INOVA-RIA e pelo sua associada Fraunhofer Portugal.

Focou-se em proporcionar o contacto com instituições e empresas que desenvolvem tecnologia inovadora, aplicada às Comunidades Inteligentes (Smart Cities and Communities).

O projeto Portuguese HUB ICT procura promover oportunidades de cooperação internacional, aumentar as exportações e incrementar o reconhecimento internacional dos bens e serviços produzidos no setor TICE em Portugal.