Ílhavo: "A aquicultura é uma das soluções para a procura alimentar no mundo".

2022-11-16 15:32

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo quer seguir na linha da frente da inovação associada à exploração de recursos marinhos.

Mensagem no dia em que o Ministro da Economia apresenta o Centro de Inovação e Tecnologia em Aquicultura que deverá estar a funcionar em 2023.

António Costa e Silva participou no lançamento do primeiro Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e Aquicultura, uma estrutura pensada para prestar serviços às empresas e atestar a origem geográfica de bens alimentares de origem marinha. O Ministro falou da importância do projeto a desenvolver, agora, na Gafanha da Nazaré. “Temos um desafio alimentar para o futuro. A questão da produção dos bivalves e algas, a este nível, conferem mais soberania alimentar aos países que apostam no sector. São projectos transformadores do futuro”, referiu. (com áudio)

A estrutura vai funcionar no local onde funcionou a depuradora de bivalves.

O evento contou com o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e a Diretora-Geral de Política do Mar, Maria Lameiras da Silva.

Ao início da tarde, o autarca de Ílhavo falou na abertura das Jornadas de Pesca Artesanal e Aquicultura.

Em sessão no Museu Marítimo de Ílhavo, João Campolargo assumiu tratar-se de um dia grande para o município cada vez mais atento a estes temas.

Produzir de forma sustentável, cuidar dos recursos e produzir com qualidade, seja peixe ou algas, são apostas que prometem marcar as novas tendências.

O autarca de Ílhavo diz que o planeta impõe decisões e coloca desafios como as alterações climáticas que vão alterando a cadeia alimentar (com áudio)

Elisabete Matos (Blue BioEconomy CoLAB - Matosinhos) falou sobre “Sustentabilidade e potencialidades da aquicultura em Portugal” .

A nutricionista de formação não tem dívidas afirmar que a aquicultura será importante no futuro da alimentação mundial agora que foi atingida a marca dos 8 mil milhões de habitantes (com áudio)

A mensagem do Museu foi para a importância de fomentar a aquicultura e a mensagem no Ecomare é sobre os esforços para criar condições e qualificar a produção.

O primeiro semestre de 2023 vai iniciar com o reforço das instalações do Porto de Aveiro, estando prevista a Requalificação da infraestrutura onde será instalado o Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura, um projeto integrado na Componente 10 (Mar) do Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente na iniciativa Hub azul, uma rede de infraestruturas para Economia azul.

A infraestrutura será instalada na antiga depuradora de bivalves, recinto da Docapesca, na Gafanha da Nazaré (Ílhavo), em estreita articulação com a Administração do Porto de Aveiro.