IAPMEI, ISQ, Universidade de Aveiro, CTCV e TecMinho em projeto para a transição digital.

2021-03-23 12:45

Categoria: 

Concelho: 

Projeto do IAPMEI, ISQ, Universidade de Aveiro, CTCV e TecMinho envolve 300 empresas na transição digital.

A apresentação pública do projeto Shift2future tem lugar no dia 25 de março, às 15h30, transmitida em live streamming, com um debate, subordinado ao tema "Last Call para a Transição Digital das PME", pretende-se identificar e analisar os instrumentos de apoio que permitem enfrentar os novos desafios da digitalização.

O projeto SHIFT2Future tem como principal objetivo apoiar e acelerar a transição das PME para a economia 4.0 através de um conjunto de ações que visam capacitar os empresários e agentes dinamizadores com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.

De acordo com Francisco Sá, presidente do IAPMEI, “esta é uma ferramenta poderosa para que as empresas se posicionem em termos de maturidade digital e possam, mediante a análise dos resultados obtidos no seu diagnóstico, desenhar um plano de transformação estruturado para o futuro e enfrentar com confiança a economia 4.0”.

Este projeto dirige-se a PME dos setores de moldes e plásticos; pedra; cerâmica e vidro; têxteis e calçado; automóvel, aeronáutica e metalomecânica; IT e IoT; turismo ou agroalimentar, e incorpora um conjunto de ações como diagnóstico de maturidade digital, ações de informação, sensibilização e capacitação, entre outras.

O SHIFT2Future surge na sequência do lançamento da ferramenta de autodiagnóstico Shift to 4.0, que permite às empresas de qualquer setor avaliar o seu estado de maturidade digital, independentemente da sua dimensão ou localização.

O diagnóstico pode ser realizado de forma autónoma pela empresa ou assistido por um dos parceiros do projeto SHIFT2Future.

Após submissão, as empresas obtêm um relatório de posicionamento de maturidade digital e linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0.

O novo programa Shift2future é desenvolvido numa parceria entre o IAPMEI, o ISQ CTCV, TecMinho e a Universidade de Aveiro.