Hub tecnológico brasileiro instala-se em Aveiro como porta para a Europa.

2022-10-07 19:06

Categoria: 

Concelho: 

A região de Aveiro acolhe, na próxima semana, de 10 a 16 de outubro, os "Brasil Tech Days", evento em paralelo com a Aveiro Tech Week e abre caminho à instalação do cluster das tecnologias brasileiro em Aveiro como porta para a Europa.

Os "Brasil Tech Days" são promovidos pelo parque tecnológico brasileiro Porto Digital, com apoio da AipexBrasil (congénere da AICEP) e constituem o primeiro passo para a instalação em Portugal (mais concretamente em Aveiro), de um hub do Porto Digital.

Criado no ano 2000 no Recife, e hoje um dos mais importantes parques tecnológicos do Brasil, o Porto Digital acolhe atualmente mais de 350 empresas, com centenas de milhões de euros de faturação anual.

Economia criativa, produção de software, desenvolvimento digital e tecnológico, música e outras expressões artísticas tornam o Porto Digital num caso de sucesso que, agora, inicia, em Portugal, a internacionalização.

A estratégia dos dinamizadores do maior parque tecnológico brasileiro atravessa o Atlântico e atraca na cidade dos moliceiros.

O primeiro passo é dado já neste dia 10 de outubro, no Brasil Tech Days, evento paralelo com a Aveiro Tech Week.

O hub tecnológico brasileiro Porto Digital acosta em Aveiro nesta segunda-feira, 10 de outubro, colocando o evento “Brasil Tech Days” como primeiro elo de uma cadeia de empreendedorismo dinamizadora de novas relações entre os dois lados do Atlântico.

A “viagem” conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil, entidade pública vocacionada para o apoio à internacionalização das empresas brasileiras, um dos objetivos do Porto Digital.

Com conferências e atividade cultural marcadas para Aveiro de 10 a 16 de outubro, o “Brasil Tech Days” pretende aproveitar o potencial das estruturas e capital humano de Portugal nas tecnologias de informação e comunicação, na economia criativa, fabricação digital e internet das coisas.

O evento, ao qual assistirão empresários brasileiros interessados em conhecer o potencial do novo hub deste lado do Atlântico, funcionará como rampa de lançamento para uma estrutura do Porto Digital em Portugal, fazendo de Aveiro a plataforma de intercâmbio tecnológico entre Portugal e o Brasil.

Nos eventos marcados ao longo da semana, 25 das mais de 350 empresas do Porto Digital acompanham a viagem até Aveiro, usando esta cidade para se projetarem em Portugal e, numa segunda fase, no continente europeu.

A engenharia de internacionalização dos dinamizadores daquele que é um dos maiores parques tecnológicos da América Latina Informação à imprensa Outubro de 2022 projetou uma ponte bidirecional entre Recife e Aveiro, unindo as duas margens do Atlântico ao ritmo da inovação tecnológica.

O kick-off para a expansão europeia deste projeto construído em moldes similares a Silicon Valley acontecerá precisamente no “Brasil Tech Days”, à margem do evento tecnológico e de empreendedorismo “Aveiro Tech Week”.

“O potencial de Aveiro como cluster tecnológico, em ligação com a academia e o ecossistema de inovação presente na região, motivou-nos a fazer desta a porta de entrada do Porto Digital em Portugal”, explica Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

“Acreditamos no potencial da estrutura que pretendemos implementar em Aveiro e onde replicaremos o espírito empreendedor que nos fez evoluir das três empresas que nos acompanhavam no Recife no ano 2000, para as mais de 350 neste momento”, conclui o responsável do parque tecnológico que entre 10 e 16 de outubro procurará fazer de Aveiro a sua montra para a Europa.

Consonante com as valências de um parque tecnológico, o Porto Digital cimentou uma posição no Brasil enquanto casa da tecnologia, potenciando conhecimento, prototipagem e desenvolvimento de produto na área das tecnologias de informação e comunicação.

A cultura é outro dos pilares de um parque tecnológico com 171 hectares, entre os quais se encontram quase 140 mil metros quadrados de imóveis históricos restaurados no centro de Recife.

De acordo com o Protocolo de Intenções celebrado com o executivo camarário liderado por José Ribau Esteves, o município de Aveiro, empenhado na consolidação da política “Aveiro Tech City”, irá cooperar nos planos de construção de um ecossistema baseado em tecnologia, economia criativa, empreendedorismo e inovação.