Hotelaria do Centro de Portugal alertada para Programa de Revitalização de Empresas.

2020-10-07 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Turismo Centro de Portugal Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal assinaram, ontem, na sede da AHRESP, em Lisboa, um Protocolo de Colaboração que visa divulgar e promover o Programa de Revitalização de Empresas entre os empresários da região Centro de Portugal.

O Programa de Revitalização de Empresas, desenvolvido pela AHRESP, tem como objetivo disponibilizar um conjunto de ferramentas que evitem o recurso judicial de insolvência, pretendendo que as empresas que a ele adiram possam encontrar soluções de revitalização e modernização das suas atividades.

Desta forma, a AHRESP procura evitar a destruição parcial do tecido empresarial das atividades económicas que representa, e que nesta altura se apresenta como inevitável para muitas empresas.O protocolo prevê que o Turismo Centro de Portugal promova e a divulgue o Programa de Revitalização de Empresas junto dos empresários da região Centro de Portugal, com o objetivo de mitigar os efeitos nefastos da crise económica nas empresas, resultante da pandemia de covid-19.

Nomeadamente, e com o apoio da Moneris, serão fornecidos esclarecimentos e aconselhamentos sobre apoios disponíveis e estratégias a seguir, entre outras medidas.Estiveram presentes na assinatura do protocolo o 1.º vice-presidente da Direção da AHRESP e o vice-presidente da AHRESP, respetivamente Carlos Moura e Jorge Loureiro (também vogal da comissão executiva do TCP), a secretária-geral e o diretor-geral da mesma entidade, Ana Jacinto e José Manuel Esteves, e o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.Antes da assinatura, Carlos Moura destacou que, nos inquéritos realizados a empresas associadas da AHRESP, se verificam grandes preocupações para com o futuro, motivadas pela situação de pandemia.

"O último inquérito que realizámos mostra que a quebra de consumo e a quebra de receitas são fatores críticos para as empresas. Cerca de um terço dos nossos associados admite que tem dificuldades em manter o negócio. Nesta altura, a ausência de liquidez na tesouraria das empresas é um drama. Precisamos que regresse o consumo e que regressa a confiança dos consumidores", frisou.

"Este Programa de Revitalização de Empresas, assim como outras medidas que estamos a preparar, pretende salvar da falência largas dezenas de milhares de empresas e, assim, salvar os empregos das famílias", explicou.Pedro Machado elogiou igualmente o alcance desta parceria.

"Com este protocolo de colaboração, podemos contribuir para as empresas em maiores dificuldades possam ser revitalizadas e possam alterar o seu modelo de negócio", realçou.

"Temos expetativas muito positivas para as empresas da região. Queremos apelar às empresas e empresários que não desistam, que mantenham a confiança. É muito importante que sejamos capazes de ajudar os empresários a salvar os seus negócios", acrescentou.De forma a esclarecer sobre estas medidas, o Turismo Centro de Portugal e a AHRESP vão organizar um webinar, intitulado "I Programa PRE - Programa de Revitalização de Empresas", agendado para dia 9 de outubro, às 16h00, com Pedro Neto, Partner Corporate Finance da Moneris.

O webinar será transmitido nas páginas de Facebook do TCP e da AHRESP.