Hardlevel reforça parque de oleões inteligentes em Albergaria.

2022-07-08 08:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Hardlevel (Energias Renováveis), o principal operador do mercado nacional de recolha e pré-tratamento de óleos alimentares usados e o grupo Alves Bandeira, um dos “players” no comércio a retalho de combustíveis em Portugal, inauguram esta sexta-feira (dia 8), às 11h00, no posto de combustível da AB localizado na Zona Industrial das Urgueiras, no Lugar de Coito, em Albergaria-a-Velha, o primeiro de 151 oleões inteligentes (Smart S+) que, numa primeira fase, serão instalados na rede da gasolineira por todo o território.

O investimento inicial ascende a 250.000 euros e, além de espelhar um passo exemplar de desenvolvimento sustentável e economia circular, permitirá reforçar a indústria que em Portugal reintroduz o óleo alimentar usado no circuito económico, sob a forma de biocombustível.

Para o evento foram convidadas diversas entidades oficiais, tais como o Município de Albergaria-a-Velha, a Secretaria de Estado do Ambiente e Transição Energética, a Associação das Empresas Petrolíferas, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Águas da Região de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal do Distrito de Aveiro, entre outras.

O distrito de Aveiro dispõe atualmente de um parque com um total 209 oleões inteligentes Smart S+ da Hardlevel, distribuídos pelos concelhos e vários retalhistas.

Até o final do ano haverá um incremento de 10%, estando previstos chegarem aos 225.

Em Portugal, o dispositivo da Hardlevel prevê ter instalados no final de 2022 mais de 3.000 Oleões Smart S+ (com tecnologia inteligente) em pelo menos 150 municípios de Portugal.

O operador possui uma capacidade instalada de pré-tratamento de 50.000 toneladas anuais de OAU e 4.500 metros cúbicos de armazenagem instantânea, nos polos operacionais de Avanca (Aveiro) e Palmela (Setúbal).