"Há grande desinformação sobre o peixe da aquacultura" - Hugo Diogo.

2017-05-26 09:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A aquacultura é uma realidade que veio para ficar e pode ser a resposta para o eventual esgotamento de recursos piscícolas em 2050 mas Portugal tem que investir com horizonte alargado e ter capacidade para desenvolver produtos adaptados à sua realidade.

Ideia defendida por Hugo Diogo, da Compta, um dos oradores convidados no Dia Aberto do Projeto Aquatropolis. O encontro de Ílhavo a chamar a atenção para o potencial da aquacultura em alto mar. 

O projeto Aquatropolis foi um dos dez projetos escolhidos pelo Compete 2020 para representar Portugal na campanha que tem por objetivo promover empresas e iniciativas que se destacam pelas boas práticas na utilização de sistemas de incentivo europeus.

Para aquele especialista, que lidera o consórcio, num país que foi perdendo peso na pesca é importante envolver o setor da construção naval e outras indústrias na aquacultura para fomentar a criação de peixe no alto mar.

Hugo Diogo lembra que a Noruega fez esse caminho ao longo de 30 anos em condições diferentes (fiordes) e Portugal deve estar preparado para investir durante 40 ou 50 anos (com áudio).