Grestel constrói nova fábrica na Gafanha da Encarnação. Habitação pode ajudar à captação de trabalhadores.

2022-02-17 15:28

Categoria: 

Concelho: 

A GRESTEL poderá ser a primeira fábrica a retomar os tempos em que as unidades industriais garantiam habitação aos trabalhadores.

O projeto de uma unidade industrial da empresa de Vagos, na zona industrial da Mota, poderá vir a ter a necessidade de incluir residências como forma de tornar mais atrativa a captação de mão de obra deslocalizada.

Helena Ferreira, diretora administrativa e financeira da empresa, assumiu em declarações à agência Lusa que a falta de mão-de-obra é uma das preocupações.

"Estamos a equacionar, nós próprios, fazermos investimento em alguns imóveis, próximos da fábrica, que possamos transformar em habitação para os imigrantes".

Para já prepara-se o investimento de cerca de 13 milhões de euros na construção da nova unidade fabril dedicada à produção com recurso a pasta de resíduos da Grestel (eco-grés)

Em velocidade de cruzeiro poderá empregar 150 pessoas para produzir 30 mil peças por dia.

A produção poderá arrancar no final do ano.

A habitação é um tema que a autarquia de Ílhavo está a refletir no âmbito da estratégia local de habitação e a necessidade de captar mão de obra é um dos temas sob estudo para fomentar a oferta necessária.

 

texto: Terra Nova com Lusa