Gafanha da Nazaré: Retirada de areia do Porto de Aveiro começa em Maio.

2020-04-21 09:51

Categoria: 

Concelho: 

O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto, participou na assinatura da consignação da empreitada de retirada de areias do Porto de Aveiro e recarga artificial na frente marítima entre a Costa Nova e a Vagueira e considera a obra decisiva para a região.

Considera tratar-se de uma empreitada fundamental para o porto de Aveiro e para a defesa do cordão dunar a sul da Costa Nova.

“São 12M para (a) desmontar a duna artificial que há muitos anos se encontrava no porto, com queixas várias das populações, (b) para dragar a ilha que vai permitir concluir a infraestuturação da ZALI do porto, reforçando a sua competitividade e para (c) depositar mais de 2M de m3 no mar visando defender a zona da Vagueira. As obras devem começar em Maio e irão até Setembro”, resumiu o governante no rescaldo da cerimónia que juntou os signatários em meios digitais.

Empreitada de 12,2 milhões de euros que acaba com um passivo ambiental que durante anos foi contestado por habitantes da Gafanha da Nazaré pelos incómodos do depósito de areias quando, numa fase inicial, sem proteção, era fonte de poeiras para a área residencial.

Além de permitir a ampliação da área portuária, garante meios para defender a linha de costa.

Com a conclusão da área de atividades logísticas, o Porto de Aveiro prepara a instalação de novas indústrias para operar na área portuária com acesso direto ao cais.

Entre Maio e Setembro será cumprida a retirada de areias numa operação feita em condições pré-definidas para permitir uma época balnear sem impactos negativos apesar da ocupação das praias ser, ao que tudo indica, diferente de outros anos quanto à densidade no areal.